Portuguesa fica no empate com o Vitória em São Paulo

A Portuguesa sofreu com o desfalque de seu principal jogador na noite deste domingo. Sem o vice artilheiro do Campeonato Brasileiro Gilberto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a equipe rubro-verde encontrou dificuldades no sistema ofensivo e ficou no empate por 1 a 1 com o Vitória no Canindé, em duelo válido pela 31ª rodada da competição nacional.

Apesar de não interessar às duas equipes, o empate ficou de bom tamanho para ambos os clubes. O time baiano saiu na frente no primeiro tempo, mas a Portuguesa buscou a igualdade na etapa final e chegou a tentar pressionar por uma virada, mas esbarrou no goleiro Wilson e na finalização.

A igualdade deixa os paulistas na 13ª colocação, com 38 pontos, cinco a mais que o Vasco, primeiro time no Z-4. Já o Vitória fica com 44 pontos, em sétimo, e vê o sonho do G-4 ficar mais distante – o quarto colocado Botafogo tem 50. Ambas as equipes folgam no meio de semana e só retornam a campo no próximo domingo: a Portuguesa pega o Flamengo no Castelão (CE), às 16h (de Brasília), enquanto o Vitória visita o ameaçado Fluminense às 18h30.

O duelo no Canindé no início da tarde deste domingo começou lento e com poucas chances para os dois lados. O Vitória, contudo, aproveitou logo na primeira grande oportunidade que teve: aos 18min, Renato Cajá encontrou Cáceres com espaço na área – o meio-campista só ajeitou e acertou chute forte para deixar os baianos na frente. Com o duelo sob controle, os visitantes não deixaram a Portuguesa assustar e foram para o intervalo em vantagem.

Na volta para a etapa final, a Portuguesa tentou sair para o jogo, mas, além de esbarrar na marcação adversária, via o Vitória ser mais perigoso em contra-ataques. Talismã da equipe baiana, William Henrique teve grandes chances aos 2min e aos 7min – na segunda, limpou dois zagueiros e, de cara para Lauro, mandou por cima. Atrás no placar, a equipe do Canindé passou a pressionar a partir dos 10min e, finalmente, começou a criar chances.

A mudança de atitude lusitana deu resultado aos 17min: após cruzamento de Luís Ricardo, a zaga do Vitória falhou e Moisés aproveitou para chutar forte e deixar tudo igual. O duelo ficou aberto após o empate dos donos da casa e ganhou em emoção. A Portuguesa buscava mais o gol, mas sentia falta de Gilberto para balançar as redes. A melhor chance antes do fim da partida foi do Vitória: aos 34min, Dinei subiu sozinho, com o gol aberto, mas mandou para fora.