Porto Murtinho, Aquidauana e Anastácio decretam situação de emergência

Os municípios de Porto Murtinho, Aquidauana e Anastácio decretaram situação de emergência depois que as fortes chuvas que atingiram as três localidades desabrigaram mais de mil pessoas. A situação mais crítica é em Porto Murtinho, onde, segundo estimativa da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) aproximadamente 600 famílias foram prejudicadas com os alagamentos.

Miranda foi outra cidade atingida profundamente pelas chuvas. No município, diversas famílias e idosos do Asilo São João precisaram ser removidos de barco e levados para o ginásio municipal após as inundações.

Da Defesa Civil, o capitão Nivaldo Gonçalves Gomes explica que a situação de emergência é decretada para que recursos sejam liberados de forma emergencial para resolver os problemas causados pelas chuvas. O dinheiro pode ser do próprio município ou do estado e do governo federal.

Para ter o recurso liberado, a prefeitura precisa se cadastrar no sistema S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) do governo federal. A Cedec está oferecendo o suporte com a documentação e dados necessários para que os municípios possam se cadastrar.

Equipes da Defesa Civil e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já foram disponibilizadas para dar suporte às prefeituras e providenciar a documentação. Bela Vista, Bonito e Nioaque se encontram nesta situação.

 

Amanhã (10), a Defesa Civil estará em Porto Murtinho para acompanhara situação das famílias.