Ponte garante acesso a 150 produtores do distrito de Itahum

 Assecom
 
Prefeito Murilo, vereadores e Zé Teixeira na ponte de concreto construída pela prefeitura no distrito de Itahum
Crédito: A. Frota

Pelo menos 150 pequenos produtores rurais e suas famílias comemoram o restabelecimento do trafego no Assentamento Lagoa Grande, no distrito de Itahum. A ponte de madeira que havia sobre o córrego Olaria se rompeu há alguns meses e o prefeito Murilo determinou a construção de uma ponte de concreto no local. A ponte já está pronta e sendo utilizada pelos moradores.

Na segunda-feira, o prefeito foi até o local acompanhado de vereadores, secretários municipais e um grupo de moradores, para vistoriar a construção da ponte. A visita foi marcada de muita alegria e emoção, principalmente por parte dos moradores do assentamento, cuja maioria atua na produção de derivados de leite.

Sérgio Apolinário da cruz, que já estava utilizando a ponte com seu trator, disse que a prefeitura restabeleceu a ligação “com um serviço de primeira qualidade, garantindo tranquilidade e segurança para cada um de nós que passa por aqui várias vezes por dia carregando produtos e equipamentos”.

Nelson Francisco é outro produtor satisfeito com o serviço concluído e agora pode utilizar novamente a estrada. “Com a ponte, é como ter a nossa vida de volta porque nem os fornecedores de calcário queriam ir até nossa propriedade. Estava muito difícil pra trabalhar”, contou.

O presidente da associação de moradores do assentamento, Valmir Rodrigues Caires explicou que a comemoração tem um grande motivo. “Essa é a única via para escoamento da nossa produção, para o transporte escolar e outros afazeres e por um tempo ficamos sem ela. Agora temos a estrada de volta para retomar nossa vida normal”, declarou Valmir.

Segundo ele, são 151 famílias no assentamento que têm uma área de 4.111 hectares, toda com produção ativa. Além disso, existem diversas outras propriedades fora do assentamento, com produção de cana, o que faz com que a região tenha uma importância econômica significativa.

Murilo disse que sabe da importância aquela ligação para a comunidade do assentamento, por isso determinou empenho total à sua equipe para que o problema fosse solucionado no menor tempo possível. Segundo ele, a agricultura familiar é de extrema importância no município de Dourados e por isso precisa de suporte.

OUTRAS OBRAS

Ainda no distrito Itahum, Murilo vistoriou as obras da praça, academia de saúde, pista de caminhada, capela mortuária e anunciou a reforma do posto de saúde, cujo processo de licitação está em andamento. O prefeito falou ainda da feira do produtor, implantada no distrito, que é mais uma alternativa de comercialização da produção familiar.

Acompanharam o prefeito na visita a Itahum os vereadores Idenor Machado, Pedro Pepa, Rafael Matos, Silas Zanatta, Madson Valente, Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, e ainda o deputado estadual Zé Teixeira.