Ponta Porã:Prefeitura leva ‘Carretas da Saúde’ à região norte

Serão várias especialidades à disposição de todos os moradores da região do bairro Kamel Saad e adjacências

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, realizará entre esta terça-feira (21) a sábado (25) de maio, a quinta edição do programa ´Saúde Mais Perto de Você´. As Carretas de clínica geral e Odontologia estarão instaladas no Jardim Ivone, próximo a unidade de saúde “Zeneide Teixeira”.

Serão várias especialidades à disposição de todos os moradores da região do bairro Kamel Saad e adjacências. A quarta edição da caravana de saúde atendeu a região dos Ipês, quando 2.225 pessoas foram atendidas em apenas oito dias da ação, cujos atendimentos beneficiaram e agilizaram moradores.

O balanço demonstra que a caravana de saúde implantada pelo prefeito Hélio Peluffo tem obtido resultados satisfatórios, demonstração que a população aprova o atendimento itinerário por onde já passou. Somente em procedimentos de oftalmologia, a ação “Saúde Mais perto de Você” efetuou 1.020 atendimentos, com consultas, exames e encaminhamentos.

Na clínica geral, foram atendidos 275 pacientes, sendo 413 em odontologia. Outros números demonstram a eficiência do programa, que continuará em 2019 em outras localidades. Foram aplicadas 188 vacinas diversas, pediatria foram 157 atendimentos procedidos, além de outros serviços como preventivos, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, ortopedia, urologia e reumatologia.

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames. Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

As unidades básicas de saúde da região do Ipês realizaram triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Foram consultas, exames e diversos serviços disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos acontecerão com toda a estrutura montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. A carreta da Saúde, entregue há poucos dias pelo prefeito Hélio Peluffo, estará no local.

Com a triagem feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberam atendimento terão encaminhamento de forma rápida e ágil com uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente já foi imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita. “Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Serão feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.
Os atendimentos terão início às 07h de segunda-feira, dia 20, e as consultas acontecerão durante todo o dia. Serão realizados ainda exames, atendimento odontológico e demandas da regulação agendadas no posto de Saúde do bairro.

O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.