Ponta Porã: Vereadores debatem melhorias no trânsito e garantem apoio aos “Defensores da Fronteira”

As ações que têm procurado garantir mais segurança à população tanto pedestres quanto os condutores de veículos no centro e nos bairros promovidas pela Prefeitura de Ponta Porã foram um dos temas mais debatidos pelos vereadores durante a sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira, 20 de fevereiro.

O presidente da Casa, vereador Candinho Gabínio, utilizou a Tribuna para falar sobre o trabalho desenvolvido pela administração municipal que tem promovido a instalação de recursos de segurança no trânsito como semáforos, sinalização e redutores de velocidade.

Segundo ele, todas as ações embasadas em critérios técnicos. “O trabalho coordenado pelo prefeito, Hélio Peluffo Filho, é executado com o acompanhamento dos técnicos. São profissionais especializados nas questões de trânsito. Vou citar apenas um exemplo: nenhum semáforo é trocado de lugar sem que os técnicos dêem sua opinião. Todas as medidas são tomadas após avaliação das pessoas que entendem do assunto. Ninguém sai por aí retirando ou colocando um equipamento ou sinalização sem ter um estudo técnico, bem fundamentado para amparar a medida”, afirmou o presidente que durante alguns anos esteve à frente do Detran no município e, por isso, tornou-se um conhecedor do assunto.

As melhorias no trânsito, especialmente da área central são resultantes também das cobranças efetuadas pelos vereadores. Durante as sessões os parlamentares apresentam uma enorme quantidade de indicações solicitando obras e serviços para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Ponta Porã. Entre os setores mais lembrados nas indicações apresentadas pelos vereadores e encaminhadas às autoridades do Poder Executivo, está o trânsito da cidade.

Defensores
Durante a sessão, o empresário Amauri Ozório Nunes, presidente da Associação Defensores da Fronteira (ADEFRON), utilizou o quadro da Tribuna Livre para apresentar oficialmente a entidade. A ADEFRON foi beneficiada pelos vereadores com a aprovação do Projeto de Lei de autoria do presidente da Casa, Candinho Gabínio, declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Defensores da Fronteira. A matéria foi apreciada em regime de urgência e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Amauri que também é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã e presidente do Sindicato do Comércio Varejista apresentou a diretoria da entidade criada no ano de 2014 com vários objetivos, entre eles, trabalhar para garantir uma segurança diferenciada pela Ponta Porã e a região de fronteira.

A ADEFRON é composta por 39 entidades da sociedade civil organizada de Ponta Porã. Além de Amauri, sua diretoria é formada pelos empresários e líderes de entidades, André Cardinal, Anderson Carpes, Lourdes Monteiro, Marcelo Rezende, Sueli Fernandes bem como dos representantes do Ministério Público Estadual, Gabriel da Costa Rodrigues Alves e Gisleine dal Bo.

Ele agradeceu o apoio dos vereadores e destacou que, desde sua criação, a ADEFRON contribuiu para melhorar as condições de trabalho das forças policiais e, com isso, o atendimento à população.

Também foram aprovadas mais duas matérias importantes: o requerimento para a realização de Audiência Pública de Prestação de Contas do 3° Quadrimestre dos poderes Executivo, Legislativo e Previporã.