Ponta Porã: “Vamos levar mais asfalto aos bairros” diz prefeito Hélio

AD

Prefeito e vereadores efetuaram entrega de asfalto nos bairros Ipanema e Bosque Ponta Porã

“Vamos levar mais asfalto aos bairros, melhorando a infraestrutura e garantindo qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito Hélio Peluffo durante ato de entrega da pavimentação asfáltica nos bairros Ipanema e Bosque Ponta Porã. Acompanhado de secretários municipais, vereadores, representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e moradores, efetuou a entrega da 2ª etapa do programa de asfalto comunitário, lançado no primeiro semestre deste ano, beneficiando moradores do bairro Jardim São João.

Com a inauguração do asfalto, a prefeitura de Ponta Porã coloca em prática o plano de asfaltamento comunitário, destinado à execução de pavimentação asfáltica de vias públicas, vias, sarjetas e galerias de águas pluviais. As obras e os serviços públicos serão executados de forma direta ou indireta pelo município de Ponta Porã, mediante contratos diretos entre o proprietário ou possuidores, a qualquer título, dos imóveis beneficiados e a empresa executora.

A gerente administrativa Patrícia de Oliveira, moradora há 11 anos, disse que o asfalto contempla uma antiga aspiração de todos os moradores. “Todos querem o asfalto, mas aqui já tínhamos perdido a esperança, e agora o prefeito Hélio nos trouxe a ideia e abraçamos, pois esta rua era intransitável. Sofremos muito aqui”, disse Patrícia. A aposentada Menair Rodrigues dos Santos reside há 35 anos no bairro São João, à rua Bela Vista.

“Nem quero lembrar mais dessa época. Agora, graças ao prefeito Hélio Peluffo, já temos o asfalto. Sem contar a melhoria no serviço de iluminação pública. Quando o prefeito assumiu, pedi conserto na iluminação aqui da rua perto de casa. A atendente deu prazo de cinco dias para atendimento e com dois dias estavam aqui trocando lâmpadas e melhorando. Vivíamos na escuridão”, disse dona Menair.
A dona de casa Elaine Durelo Guides é moradora mais recente na região. Está há dois anos residindo na rua Jamil Saldanha Derzi. “Sofri aqui nesse período, quando chovia virava um lamaçal só. Agora, o asfalto traz dignidade e melhora a qualidade de vida de todos nós”, atestou.
MELHORIA – O coordenador de Relações Institucionais, Raphael Modesto lembra que o Plano de Asfaltamento Comunitário propõe a implantação de um Programa Municipal voltado à pavimentação comunitária no Município que beneficiará a população em geral, sob a iniciativa de esforços conjuntos entre o Poder Público e a iniciativa privada.

O Programa é destinado à execução de pavimentação asfáltica de vias, guias e sarjetas e galerias de águas pluviais. De acordo com o Projeto de Lei define-se como Plano do Asfalto Comunitário o sistema de obra custeada em parte pelo Poder Público e em parte pelo proprietário do imóvel beneficiado pela melhoria.

A prioridade para a pavimentação asfáltica será dada as vias e logradouros públicos que já sejam dotados de melhoramentos, como rede de água, esgoto, rede de captação de águas pluviais e outros que, necessariamente, se assentem no subsolo.

O prefeito Hélio lembra que “o programa comunitário contribui com as ações de interesse coletivo desenvolvidas pelo Município na qualidade de vida e bem-estar comum da população, oferecendo melhor qualidade nas questões da trafegabilidade e trânsito”.

Participaram do ato de entrega além do prefeito Hélio Peluffo, o secretário de Desenvolvimento Sustentável Dário Honório, diretora-presidente da Funcespp, Celma Pelusch, vereadores Candinho Gabínio, Adãozinho Dauzacker, Agnaldo Miudinho, Marquinhos Bello Benites, Vanderlei Avelino e o coordenador regional do Governo do Estado, Adir Teixeira.