Ponta Porã: Servidores municipais imunizados contra gripe

?

Secretaria Municipal de Saúde vem realizando imunização em todas as regiões da cidade

A prefeitura de Ponta Porã, por meio da secretaria municipal de Saúde, está desenvolvendo a campanha de imunização contra a gripe em todas as unidades de saúde, reforçando a campanha nacional. Nesta semana, todos servidores das secretarias e departamentos da prefeitura estão recebendo a imunização, iniciando pelo Paço Municipal.

A partir desta semana a vacina contra a gripe estará liberada para toda a população e não apenas para os grupos prioritários. De acordo com o secretário de saúde do município Dr. Patrick Derzi, o objetivo é reforçar o trabalho em todas as regiões.

Em Ponta Porã as unidades de saúde estão realizando aplicação das doses de vacinas. A dose protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. Contudo, quem tem doença aguda grave ou está com febre (moderada ou alta), deve esperar melhora do quadro clínico para recebê-la.

Disponível em todos os postos de saúde, ela é destinada para pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), profissionais de saúde e professores. Esses grupos terão sempre a prioridade nos atendimentos de vacinação.

O Coordenador de Imunização, da secretaria de saúde do município, Robson Pedrozo, diz que a população pode procurar as unidades de saúde próximas as suas residências e assim não sobrecarregar o CIS – Centro Integrado de Saúde – do bairro Santa Izabel. De acordo com Pedrozo, Além do CIS, estarão realizando as vacinas, o PAM do Ipê II, Unidade da Saúde do Jardim Estoril, ESF do Jardim Vitória, ESF Leonor Coelho Batista, Ignês Andreazza, ESF Pedro Monteiro, Jardim Aeroporto, ESF Alegrete, Jardim Alegrete, ESF Nery Azambuja, Jardim Marambaia, ESF José Issa, Residencial Ponta Porã II, Zeneida Terra Siqueira Kamel Saad “quarta-feira período da manhã e Elisa Medina, no bairro São Rafael, nas sexta feira período da manhã.

Em todas as doses de vacinas que restam dos grupos prioritários, que não compareceram para a vacinação serão destinadas a população até que as doses acabem, o que deve acontecer de forma rápida, já que a procura deve ser grande até o dia 09, data do encerramento da campanha.

As vacinas da gripe são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. Abaixo o pediatra infectologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Márcio Nehab responde às principais dúvidas sobre a vacina.

ORIENTAÇÃO – Um dos principais questionamentos é se a gripe e resfriado são a mesma doença? Não. A gripe é causada pelo vírus da influenza e geralmente é caracterizada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três a sete dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a quatorze dias. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar e às vezes um ambiente de terapia intensiva.

O resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe e também é causado por vírus. Os mais comuns, são os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), metapneumovirus, entre outros, que geralmente acometem crianças.

Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre três e dez dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas mais baixas. A chance de complicação é bem menor.

AD