Ponta Porã recebe equipe de técnicos da Seprotur

Ponta Porã recebeu no último sábado (05), a visita de técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo-SEPROTUR.

A visita faz parte da estratégia de desenvolvimento das potencialidades turísticas e culturais existentes nos municípios de Mato Grosso do Sul, que devem fazer parte de um importante mapeamento a ser elaborado em conjunto com o Ministério de Turismo.

Autoridades brasileiras e paraguaias participaram do encontro, que ocorreu na Casa do Turista na linha Internacional, onde representantes do Governo do Prefeito Ludimar Novais, da Intendência de Pedro Juan Caballero, apresentaram os principais pontos turísticos da fronteira, bem como os símbolos (música, dança, gastronomia) que formam a identidade cultural dos municípios vizinhos.

A secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Michelle Brizueña, afirmou que não se tem como realizar um mapeamento turístico e cultural de Ponta Porã, sem contar com a integração do país vizinho.

“Ponta Porã possui este perfil, não tem como desassociar um município do outro.As experiências são vivenciadas e compartilhadas de ambos os lados.A história, costume e tradição possui a participação das duas comunidades” frisou.

O coordenador do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais de Mato Grosso do Sul, Matheus Dauzacker, disse que a equipe vem realizando um amplo trabalho de levantamento de dados e informações das potencialidades turísticas e culturais dos municípios do estado.

“Ponta Porã é uma das principais portas de entrada do setor turístico do estado, em constante crescimento e com um rica diversidade cultural.O governo do estado tem investido no desenvolvimento de diversos setores, através dos Arranjos Produtivos Locais” frisou Matheus.

Ele lembrou que a SEPROTUR vem refazendo o mapeamento que deve incluir Ponta Porã na rota Pantanal de Turismo. “Esta é a primeira visita, conhecemos um pouco das curiosidades, costumes e história de Ponta Porã, vamos aprofundar este relacionamento, buscando atualizar os dados para obter um resultado positivo em favor do desenvolvimento destes setores na fronteira” salientou Matheus.

A diretora presidente da Fundação da Cultura de Ponta Porã, Gisele Benites Flor, destacou a importância do mapeamento como forma de identificar as potencialidades existentes na fronteira.

“Estamos realizando um levantamento do município, para identificar as nossas ações em favor da cultura, nossos atores, grupos, clubes de serviços, entidades culturais que colaboram para manutenção e divulgação de nossa arte nos vários segmentos” informou Gisele, ressaltando que “este levantamento da equipe da SEPROTUR juntamente com o Ministério de Turismo é fundamental para integrar as atividades de turismo com cultural, favorecendo o desenvolvimento do nosso município”.

Já a chefe regional da Secretaria Nacional de Turismo no Departamento de Amambay (PY), Zully Trinidad, considerou a reunião fundamental para reafirmar a integração existente entre os dois municípios. “Temos mais coisa que nos aproxima.Estamos otimistas, quanto a este mapeamento que deve recolocar a fronteira como um dos principais pólos turísticos e culturais do Mato Grosso do Sul e do Paraguai”.

Na oportunidade foi feita a apresentação de vídeos ilustrando as potencialidades existentes na fronteira no setor de turismo e cultura.A turismologa e Assessora Técnica da Prefeitura de Ponta Porã, Francini Peliciari e o chefe do departamento de Cultura de Pedro Juan Caballero, Historiador Sacha Cordona, realizaram a explanação dos respectivos municípios.

Ao final os participantes participaram da degustação de alguns pratos típicos da fronteira, oferecido pela Gobernacion de Amambay e de uma visita ao Parque de Ecoturismo Chacurru.

O encontro contou com a presença de Matheus Dauzacker, coordenador do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais de Mato Grosso do Sul, Diana Duim, Gestora de processos APL/MS, Polyana Penna, Fundação Vanzolini, turismolo Helio Luis Brun, Lisa Bobadilha, diretora de Turismo Gobernacion de Amambay, Zully Trinidad, chefe regional da Secretaria Nacional de Turismo no Departamento de Amambay, Gisele Benites Flor, diretora presidente FUNDAC, Michelle Brizuena, secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Assessora Técnica Francini Peliciari e Sacha Cardona, chefe do departamento de cultura de Pedro Juan Caballero.