Ponta Porã: Professor de danças tradicionais do CTG Querência da Saudade

Depois de uma parada inesperada e longa por causa da pandemia que assolou o mundo e foi desastroso para os CTGs do país, o momento é de se reorganizar e buscar a normalidade de atividades de danças tradicionais no CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Querência da Saudade, de Ponta Porã. Essa é a opinião e a intenção do professor de danças tradicionais da maior entidade cultural da fronteira, Eleandro Trindade “Alemão”, multi-campeão de danças tradicionais pelo Querência da Saudade.

Alemão que recentemente, na cidade de Sidrolândia, conquistou o título de 1º Peão Veterano do MTG/MS – Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul, quer manter o CTG de Ponta Porã sempre forte e entre os primeiros. Para Alemão, aos poucos as atividades estão voltando. “Foi um período forçado de parada, que foi desastroso para todos os CTGs, para o nosso Querência da Saudade foi uma parada muito ruim, mas mesmo assim, fomos campeões com o grupo juvenil no FEGAMS de São Gabriel do Oeste no ano passado. Mas o estrago foi grande, os grupos foram desfeitos e até hoje ainda não conseguimos nos reorganizar. Mas agora é hora de sacudir a poeira e buscar a reformulação e planejamento para o ano que vem”, afirmou Alemão

Eleandro afirma que junto com a patronagem do CTG Querência da Saudade, vai em busca de novas formações, de novos grupos em todas as categorias de danças tradicionais. “Temos ainda os nossos antigos peões e prendas, que continuam na casa e querem voltar aos ensaios e atividades. Atualmente estamos com um grupo mirim em formação, o juvenil sendo retomado e o veterano, que deve voltar com mais força para o ano que vem. O nosso Patrão João Cherin nos deu todo o suporte, buscou manter o CTG em atividade mesmo nos momentos de maiores dificuldades. E vemos um grande interesse na patronagem, que tenhamos todos os nossos grupos em atividade novamente. Então vamos trabalhar para isso. Fazer o CTG Querência da Saudade retornar com força nas danças tradicionais e fazer que os grupos voltem a trazer títulos para o CTG de nossa Princesinha dos Ervais”, declarou o 1º peão veterano de Mato Grosso do Sul.

Alemão também lembra a todos os admiradores da arte e da tradição gaúcha, que é possível todos fazerem parte dos grupos de danças do CTG Querência da Saudade. “Basta ter o interesse e a vontade de fazer parte do nosso time. Os pais de crianças que sonham ver seus filhos dançando no CTG podem nos procurar no CTG, que vamos fazer deles bons peões e prendas. Os jovens e adultos que tem vontade de integrar nossos grupos também podem nos procurar. Hoje nós temos o veterano como maior o grupo da casa, participando das aulas de danças de salão gaúcha. O primeiro passo é chegar a nossa casa e aos poucos se integrando com os demais, e assim vamos chegando ao ponto de nos fortalecer para a formação de nossos grupos.

O CTG Querência da Saudade tem uma história rica de participações, vitórias e conquistas nos eventos tradicionais em Mato Grosso do Sul e no Brasil, uma história de amor à dança e a tradição que não pode parar”, finalizou Eleandro Trindade. 

Divulgação