Ponta Porã: Prefeitura leva Carreta da Saúde ao Assentamento Dorcelina Folador

Divulgação

Durante toda a semana, os moradores da localidade têm à disposição atenção médica odontológica

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, leva nesta semana a Carreta da Saúde para atendimentos odontológicos no Assentamento Dorcelina Folador. Durante toda a semana, os moradores da localidade têm à disposição atenção médica odontológica. O atendimento no Dorcelina Folador abre a programação especial voltada para a área rural, já que posteriormente as Carretas da Saúde estarão no grupo Antonio João da Itamarati, Assentamento Nova Era e posteriormente no distrito de Cabeceira do Apa.
As carretas da Saúde atenderam 7.639 pessoas no período de 17 a 29 de junho na região do bairro Jardim Alegrente, desafogando sobremaneira a fila de espera por atenção médica, através da secretaria municipal de Saúde. A primeira edição aconteceu na região do Jardim Ivone.

“Os números demonstram o resultado altamente positivo e demonstra que conseguimos atingir nossos objetivos que é de agilizar e zerar a fila de espera na saúde pública em Ponta Porã”, destacou o prefeito Hélio, ao receber o balanço geral da ação desenvolvida em sua primeira edição.

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, abriu a série de atendimentos da carreta da Saúde, instalando a ação “Saúde Mais Perto de Você” na região dos bairros Gui Vilela, Jardim Ivone e Kamel Saad. A ação teve início no dia 17 de junho, sendo realizada até o sábado 29 do mesmo mês, tendo a segunda edição do programa com as Carretas de clínica geral e Odontologia instaladas no Jardim Alegrete.

PROGRAMAÇÃO NOS BAIRROS – A ação será desenvolvida em outras regiões da cidade e tem como objetivo principal “desafogar” as filas de espera no Centro de Especialidades João Kayatt, e para isso a secretaria de saúde de Ponta Porã leva médicos especialistas (cardiologista, urologista, endocrinologista, oftalmologista, etc) até os bairros da cidade.

São várias especialidades à disposição de todos os moradores da região do bairro Kamel Saad e adjacências. O balanço demonstra que a caravana de saúde implantada pelo prefeito Hélio Peluffo tem obtido resultados satisfatórios, demonstração que a população aprova o atendimento itinerário por onde já passou. Somente em procedimentos de oftalmologia, a ação “Saúde Mais perto de Você” efetuou 1.020 atendimentos, com consultas, exames e encaminhamentos.

Nesta segunda edição, os números são significativos. Foram 1.396 atendimentos em oftalmologia, 1.660 na área de odontologia, 410 encaminhamentos na clínica geral. Em exames laboratoriais foram 2.669 pessoas atendidas. Além disso, a população também contou com atendimentos em várias especialidades como urologia, testes rápidos, cardiologia, ginecologia, pediatria e nutricionista.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salientou a efetiva participação dos servidores garantindo o pleno sucesso da ação. “A Carreta da Saúde chegou para mudar o cenário da saúde pública em Ponta Porã”, enfatizou, lembrando que a fila de espera será diminuída sensivelmente com os atendimentos.

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames. Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

Com a triagem feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberam atendimento terão encaminhamento de forma rápida e ágil com uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente já foi imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

O prefeito Hélio Peluffo parabenizou toda da equipe da secretaria de Saúde ao receber o balanço da primeira ação no Jardim Ivone e região. “Os números demonstram que estamos no caminho certo, e vamos melhorar cada vez mais os atendimentos, faremos ajustes onde necessário e o mais importante é que a população aprova e seja bem atendida”, destacou.