Ponta Porã: Prefeitura abre nova edição com as Carretas da Saúde

AD

Entre este dia 17 até o dia 29 atendimentos estão concentrados na região da Vila Alegrete, na grande Vila Áurea

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames. Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

Na manhã desta segunda-feira, 17, o prefeito Hélio Peluffo esteve visitando o local, conversou com moradores e destacou a relevância social do programa desenvolvido pela prefeitura.

Com a triagem feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberam atendimento foram encaminhados de forma rápida e ágil com uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente já foi imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Foram feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.
Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.
O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.