Ponta Porã: OAB-MS cria comissão para apurar desaparecimento de irmãos na fronteira

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) criou uma comissão para apurar os fatos sobre o desaparecimento dos irmãos Rodney Campos Santos de 27 anos, e Edney Bruno Ortiz Amorim, de 20 anos. Ambos desapareceram após uma abordagem do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em Ponta Porã.

Amigos e familiares fazem buscas pelos jovens por conta própria na região. Uma câmera de segurança filmou o momento em que os dois foram abordados e levados pelos policiais no último dia 12 de agosto, completando hoje 17 dias. O carro foi encontrado no Paraguai e os jovens desapareceram.

“A comissão foi constituída pela Seccional para apurar o fato com a relevância merecida já que envolve uma instituição criada exatamente para garantir a segurança pública da fronteira”, explicou o Presidente da OAB Subseção Ponta Porã, Luiz Renê do Amaral, nomeado Presidente da Comissão.

O presidente da comissão já iniciou os trabalhos se reunindo pela manhã com o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio, com o delegado Márcio Obara, o qual franqueou acesso e agradeceu o apoio as investigações.

A Comissão já ouviu os familiares, inclusive a mãe dos jovens que se encontra presa preventivamente no Presídio Feminino de Ponta Porã.

“Após a divulgação da prisão da mãe dos irmãos, a OAB-MS expediu oficio ao juiz de Maracaju, que decretou a prisão preventiva, requerendo informações e cópia do procedimento para análise”, destacou o membro da Comissão, Christopher Pinho Scapinelli, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MS.

Segundo a OAB, a comissão agora busca uma reunião com a direção do DOF para ter acesso ao inquérito policial militar e acompanhar a investigação ali também levada a cabo.

Os outros membros da Comissão são: o Presidente da OAB-MS Subseção Dourados, Fernando Duque Estrada , Grace Georges Bichar, Cláudio Rojas, Kamila Bitencourt, Silvânia Fernandes e Fernanda Primiani.

Desaparecimento

Os irmãos foram vistos pela última vez no dia 12 de agosto, quando foram abordados pelos policiais do DOF em um posto de combustível da MS-164. Eles estavam em um veículo VW Golf, que foi encontrado abandonado no mesmo dia do desaparecimento, no lado Paraguaio.

Imagens que circulam em redes sociais, mostram a abordagem policial aos irmãos. Em uma das imagens, um dos jovens entra no banco traseiro do carro, e neste momento um policial entra pela porta do motorista, e outro policial pela porta do passageiro do veículo. Já ao fundo aparecer o outro rapaz entrando na viatura da polícia.

www.pontaporainforma.com.br