Ponta Porã discute destinação de resíduos sólidos durante conferência nesta sexta-feira

O Governo do Prefeito Ludimar Novais, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza nesta sexta-feira, a partir das 7h30min., a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que terá como tema neste ano a “POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS”.

 

Conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), atualmente são produzidas diariamente cerca de 189 mil toneladas de resíduos no Brasil, das quais apenas 1,4% são formalmente reciclados. Ainda, segundo o IBGE, Apesar da grande quantidade de resíduos produzidos, apenas 27% das cidades brasileiras possuem aterros sanitários e fazer a gestão desses resíduos é um desafio de todos: governos, da sociedade e também das empresas.

 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel Valdez Puka, a destinação correta do lixo deve ser realmente uma preocupação de todos. “E o prefeito Ludimar Novais já demonstrou sua preocupação com relação a isso, tanto que possui um Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos para Ponta Porã, reduzindo dessa forma o impacto ao meio ambiente”, disse Puka.

 

Ele ressalta que no mês de agosto será realiza a Conferência Estadual, marcada para os dias 26 e 27 de agosto em Campo Grande, e a Conferência Nacional de 24 a 27 de outubro deste ano, em Brasília.

 

E são objetivos da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: Divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação; Contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental; Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil; Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos; e difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

 

Programação geral da 4º Conferência de Meio Ambiente de Ponta Porã

 

Dia: 28 de junho de 2013

 

07h30min: Credenciamento

 

08h00min: Cerimonial de Abertura

 

08h30min: Palestra: Gerência de Desenvolvimento.

 

Palestrante: Representante do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) – Sr. Lorivaldo Antônio de Paula

 

09h15min: Intervalo

 

09h30min: Palestra: Resíduos Sólidos

 

Palestrante: Msc Wandi MaraFrediani Tirelli

 

10h00min: Mesa Redonda – Quatro Temas:

 

Eixo 1: Produção de Consumo Sustentável

 

Mediadores: Silvia Casagrande Amorin, Taiana Echeverria, Márcia Rodrigues e Isaac

 

Eixo 2: Redução de Impactos Ambientais

 

Mediadores: Roberto Loureiro e Damila

 

Eixo 3: Geração de Emprego, trabalho e renda

 

Mediadores: Renato Costa

 

Eixo 4: Educação Ambiental

 

Mediadores: Aimee S. Steil e Miguel Moraes

 

11h00min: Apresentação das Discussões (15 minutos para cada eixo)

 

12h00min: Entrega de Certificados

 

 

 

Edilson José