PONTA PORÃ 107 ANOS: Carretas da Saúde atenderão por 15 dias a região norte

Entre os dias 17 a 29 atendimentos estarão concentrados na região do Jardim Alegrete

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, realiza entre os dias 17 a 29 de junho, atendimento com as Carretas da Saúde na região do bairro Jardim Alegrete, na grande Vila Áurea. É a segunda ação desencadeada beneficiando a população, sendo a oitava edição do programa “Saúde Mais Perto de Você”. As carretas da Saúde atenderam mais de 3 mil pessoas no período de 21 a 25 de maio na região do Jardim Ivone. Os números foram apresentados pelo secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi e técnicos da pasta ao prefeito Hélio Peluffo. O balanço demonstra média de 523 atendimentos/dia.

“Os números demonstram o resultado altamente positivo e demonstra que conseguimos atingir nossos objetivos que é de agilizar e zerar a fila de espera na saúde pública em Ponta Porã”, destacou o prefeito Hélio, ao receber o balanço geral da ação desenvolvida em sua primeira edição.

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, abriu a série de atendimentos da carreta da Saúde, instalando a ação “Saúde Mais Perto de Você” na região dos bairros Gui Vilela, Jardim Ivone e Kamel Saad. A ação teve início dia 21 seguindo até o dia 25 de maio, tendo a quinta edição do programa com as Carretas de clínica geral e Odontologia instaladas no Jardim Ivone, próximo a unidade de saúde “Zeneida Teixeira”.

A ação será desenvolvida em outras regiões da cidade e tem como objetivo principal “desafogar” as filas de espera no Centro de Especialidades João Kayatt, e para isso a secretaria de saúde de Ponta Porã leva médicos especialistas (cardiologista, urologista, endocrinologista, oftalmologista, etc) até os bairros da cidade.

São várias especialidades à disposição de todos os moradores da região do bairro Kamel Saad e adjacências. O balanço demonstra que a caravana de saúde implantada pelo prefeito Hélio Peluffo tem obtido resultados satisfatórios, demonstração que a população aprova o atendimento itinerário por onde já passou. Somente em procedimentos de oftalmologia, a ação “Saúde Mais perto de Você” efetuou 1.020 atendimentos, com consultas, exames e encaminhamentos.

Nesta primeira edição, os números são significativos. Foram 1.020 atendimentos em oftalmologia, 621 na área de odontologia, 410 encaminhamentos na clínica geral. Além disso, a população também contou com atendimentos em várias especialidades como urologia, testes rápidos, cardiologia, ginecologia, pediatria e nutricionista.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salientou a efetiva participação dos servidores garantindo o pleno sucesso da ação. “A Carreta da Saúde chegou para mudar o cenário da saúde pública em Ponta Porã”, enfatizou, lembrando que a fila de espera será diminuída sensivelmente com os atendimentos.

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames. Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

Com a triagem feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberam atendimento terão encaminhamento de forma rápida e ágil com uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente já foi imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.
O prefeito Hélio Peluffo parabenizou toda da equipe da secretaria de Saúde ao receber o balanço da primeira ação no Jardim Ivone e região.

“Os números demonstram que estamos no caminho certo, e vamos melhorar cada vez mais os atendimentos, faremos ajustes onde necessário e o mais importante é que a população aprova e seja bem atendida”, destacou .