Policiais penais são empossados, fortalecendo a segurança pública do Estado

A solenidade de posse dos novos policiais penais de Mato Grosso do Sul foi realizada, na tarde desta terça-feira (26), no auditório do Bioparque Pantanal. O evento finaliza todas as etapas do certame e honra o compromisso do Governo do Estado com a categoria, convocando todos os candidatos remanescentes aprovados em todas as fases. Ao todo, foram empossados 186 servidores que farão parte do quadro de pessoal da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, ressaltou o importante papel do policial penal em prol da segurança pública do Estado.

“É um orgulho para nós participarmos dessa solenidade, nosso compromisso foi de ampliar cada vez mais a capacidade operacional da Polícia Penal, fazendo com que seja exercida aquela máxima de que quem prende não cuida, de forma que cada vez mais possamos ampliar o policiamento nas ruas, promovendo prevenção; isso é eficiência na segurança pública”, destacou Videira.

 

Foram mais de 1.330 convocações para preencher o quadro de vagas nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, no concurso público iniciado em 2015, mas que teve a vigência suspensa no período da pandemia. Estas convocações resultaram em 912 alunos aprovados no curso de formação.

Importante destacar que, este ano, foi sancionada a Lei Nº 5.846, de 30 de março de 2022, que transformou os atuais agentes penitenciários em Policiais Penais.

Presente no evento o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, desejou as boas-vindas aos novos policiais penais frisando a excelência do curso de formação pelo qual passaram. “Estão aptos a exercerem com profissionalismo e dignidade esta profissão e contribuir para o fortalecimento da nossa instituição, porque juntos somos mais fortes”, parabenizou.

Aud destacou ainda, que a maior ação do Governo do Estado foi a criação da Polícia Penal. “Foi um anseio de décadas de toda a categoria, então agradeço pela contribuição, entendimento e sensibilidade com o sistema penitenciário de todas os parceiros envolvidos nesse processo”, afirmou.

Para alinhamento funcional nesse período de transformação da carreira, é realizada capacitação contínua pela Escola Penitenciária (Espen), ministrada por integrantes do Comando de Operações Penitenciárias (COPE). Desenvolvida desde 2020, nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas.

A secretária de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Ana Carolina Nardes, reforçou que ao longo desses quase seis anos de concurso foram realizados muitos momentos de conversa, de construção, mostrando e incentivando a olhar mais para essa área da segurança pública do Estado.

“E nós, sabedores da importância que temos de ressocializar e da necessidade de ampliar o número de servidores, sempre estive com olhar muito voltado à chamada de todos, quero apenas parabenizá-los por serem aguerridos e estarem sempre buscando a nomeação e posse de vocês”, concluiu Nardes.

Em nome da turma dos remanescentes, o policial penal Luiz Henrique Gomes frisou a longa caminhada para chegar até aqui. “Tivemos altos e baixos, porém com perseverança, fé e força de vontade conseguimos chegar à nossa tão sonhada posse! Não posso negar: foi difícil, foi desafiador, mas aqui estamos. Firmes e prontos para assumir nosso cargo com honestidade e hombridade”, agradeceu.