POLICIA MILITAR RESGATA ARARA AZUL EM BELA VISTA

Por volta das 22h00min de sexta-feira (25), uma guarnição de serviço da Polícia Militar em Bela Vista realizava policiamento ostensivo e preventivo pela rua Edson de Moraes, no Bairro Primaveras, quando abordou dois indivíduos, em atitudes suspeitas, que trafegavam em uma motocicleta Yamaha, de cor preta, transportando duas mochilas e um saco de ração.

Durante a busca nas bagagens, os policiais localizaram, no interior do saco, uma Arara Azul (Anodorhynchus hyacinthinus) e, nas mochilas, foram localizados diversos materiais, como; rolos de corda, rondana, facão e lanterna.


Assessoria de imprensa informou ao jatobanews que os dois indivíduos, de 35 e 40 anos, de procedência estrangeira, relataram que haviam capturado a ave em uma fazenda, onde estariam trabalhando, e tinham a intenção de vendê-la. Indagados se tinham conhecimento que tal fato tratava-se de Crime Ambiental, relataram que sim.

Conforme descreve a Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, em seu Artigo 29, é Crime contra a Fauna: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida e a Pena para tal crime é de detenção de seis meses a um ano, e multa, podendo, ainda, ser aumentada.

Diante dos fatos, os homens foram presos e entregues na Delegacia de Polícia Civil, para as devidas providências. A Polícia Militar Ambiental foi acionada para a confecção dos documentos ambientais cabíveis e para acolhimento da ave resgatada, que será, posteriormente, devolvida ao seu habitat natural.

Fonte: Armando Loureiro / Jatobá Noticia