Policia Militar realiza palestras nas escolas

As estatísticas do trânsito de Bela Vista, com 23 mil habitantes, enquanto no Brasil o trânsito causa 40 mil vítimas fatais no trânsito, por ano em Bela Vista só em 2013, aconteceram 71 acidentes sem vítimas; 48 acidentes com vítimas e 05 acidentes são com vítimas fatais.

 

A 2ª Companhia de Policia Militar de Bela Vista-MS, através do Sargento Gutierres, vem administrando palestras em diversas escolas do município de Bela Vista. A palestra é com a finalidade de conscientizar a população a conhecerem o código de trânsito, e respeitá-las, desde as mais simples ações até as mais complexas, daí salvar vidas e preservar a qualidade no trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, é considerado um dos mais avançados do mundo, pois trouxe várias inovações.

O estatuto prevê entre os dias 18 e 25 de setembro de cada ano a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano o tema abordado é: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito“.

Partindo dessa temática a Polícia Militar de Bela Vista desenvolve nas escolas do município (municipais, estaduais e particulares) palestras abordando a problemática do trânsito.

Estatísticas apontam que R$ 40 bilhões são gastos anualmente no Brasil com despesas hospitalares, danos ao patrimônio, benefícios previdenciários às vítimas e dependentes e também com a perda da capacidade produtiva dos trabalhadores/vítimas.

É mostrado ainda que 40 mil pessoas são vítimas fatais do trânsito no Brasil, e milhares tem membros mutilados e seqüelas irreparáveis causadas por acidentes nas vias. Os jovens é o público alvo da campanha, pois a grande maioria das vítimas estão na faixa etária 18 a 25 anos de idade.

Hoje o Brasil gasta R$ 40 bilhões por ano, (gastos com despesas hospitalares, danos ao patrimônio, benefícios previdenciários às vítimas e dependentes, perda da capacidade produtiva), causando dor nas famílias e culpa.

As estatísticas do trânsito de Bela Vista, com 23 mil habitantes, enquanto no Brasil o trânsito causa 40 mil vítimas fatais no trânsito, por ano em Bela Vista só em 2013, aconteceram 71 acidentes sem vítimas; 48 acidentes com vítimas e 05 acidentes são com vítimas fatais.

O Mapa da violência em 2013, atinge principalmente os jovens do Brasil, sendo as principais vítimas a nossa juventude entre 18 a 25 anos de idade. Os acidentes acontecem principalmente à noite e finais de semana, em virtude da alta velocidade e  álcool, ocasionando mortes e lesões mais graves.

A temática da Policia Militar em Bela Vista é com a apresentação de slides, vídeos e uma linguagem franca e aberta o policial militar Sargento Gutierres trabalha o tema, que tem recebido boa aceitação da comunidade escolar bela-vistense.

Já foram atendidas as escolas Municipais Clotilde de Castro Pinto, São Geraldo, e Estaduais Castelo Branco, Dr. Joaquim Murtinho e o objetivo é atender todas as outras instituições de ensino de Bela Vista.