Polícia britânica terá de se explicar sobre detenção de brasileiro

O chefe da Comissão de Assuntos Internos do Parlamento britânico, Keith Vaz, disse nesta segunda-feira em entrevista ao programa “Today”, da rádio BBC 4, que a detenção do brasileiro David Miranda deve ser explicada pela polícia.

Miranda é namorado do jornalista Glenn Greenwald, que desde junho vem publicando no jornal “The Guardian” dados de documentos vazados que descrevem táticas de ciberespionagem por parte da National Security Agency (NSA) e de órgãos de segurança britânicos.

“O que é extraordinário é que eles sabiam que se tratava do parceiro de Greenwald e, desta forma, fica claro que não apenas as pessoas envolvidas estão sendo alvos, como também pessoas ligadas aos envolvidos”, disse Vaz.

Neste domingo, quando voltava para o Brasil, o estudante de 28 anos ficou detido por nove horas no aeroporto de Heathrow, com base na lei antiterrorismo britânica. Essa lei nega aos detidos os direitos de ficar calado e de consultar um advogado.

“Como se trata de um novo uso da lei antiterrorismo”, disse o parlamentar, “vou escrever para a polícia pedindo uma justificativa para o uso dessa legislação”.

Vaz também afirmou que as pessoas responsáveis pela elaboração das normas que foram aplicadas ao brasileiro, “certamente não esperavam que elas seriam utilizadas em casos desse tipo”.