Polícia apura se aviões envolvidos em acidentes têm peças furtadas

Polícia Civil quer descobrir se os aviões envolvidos em recentes acidentes em Mato Grosso do Sul fizeram manutenção em oficinas alvos da Operação Ícaro ou receberam peças furtadas de oficina aeronáutica, que fica no Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Combate do Crime Organizado (Deco), Ana Cláudia Medina, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (29), sendo quatro em residências e duas em oficinas.

Nas casas foram apreendidos documentos de donos de oficinas aeronáuticas, sendo que uma delas funcionava a portas fechadas na Rua Spipe Calarge, próximo a Avenida Interlagos. Segundo a esposa do proprietário, uma mulher de 33, a família tenta legalizar a oficina, mas enquanto isso trabalha para manter as despesas da casa. No local foram apreendidas peças não homologadas junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em outra oficina, no Aeroporto Santa Maria, a polícia encontrou um avião modelo Cessna 180, que estava com peças furtadas, sendo uma hélice e um cubo de hélice. O estabelecimento tem autorização para funcionar. O dono da aeronave disse que comprou as peças há dois meses e foi levado para prestar depoimento na delegacia.

Segundo a delegada Ana Cláudia, o objetivo da operação é recuperar as peças furtadas, no entanto, outra finalidade é descobrir se os aviões que apresentaram problema de manutenção e se envolveram em acidentes recentes em Mato Grosso do Sul foram revisados nessas oficinas ou receberam peças furtadas.

Técnicos da Anac participaram da operação e darão suporte na investigação da polícia.

Fonte: Correio do Estado