PMDB troca candidatura em Bela Vista, mudanças no quadro eleitoral

O PMDB e o PT enfrentam o mesmo problema nas eleições de 7 de julho em Bela Vista e Caracol. Com os prefeitos afastados, os partidos resolveram lançar as esposas como candidatas. Porém, diante do risco da candidatura ser reprovada por desrespeito a lei de desincompatibilização, PMDB e PT resolveram seguir caminhos diferentes.

 

Em Bela Vista o PMDB resolveu retirar a candidatura da esposa do prefeito afastado, Abraão Zacarias (PMDB), Olga Zacarias. Agora o partido apoiará o candidato do DEM, Dr. Marco Antônio Loureiro, que terá como vice o vereador Xandeco (PMDB).

 

O presidente estadual do PMDB, deputado estadual Junior Mochi, explica que o partido não quis correr o risco de ver a candidatura afastado porque não respeito o prazo de seis meses de desincompatibilização pedido pela lei. Neste entendimento, para Olga ser candidata, Abraão deveria ter renunciado seis meses antes do lançamento da candidatura dela.

 

Com situação parecida em Caracol, o prefeito cassado, Manoel Viais (PT), resolveu arriscar e manter a candidatura da esposa, Célia Viais. O presidente estadual do PT, Marcus Garcia, avalia que o PMDB tomou a iniciativa de trocar por entender que Olga não tem chances e não para cumprir uma legislação.

 

Marcus Garcia afirmou que Manoel Viais vai manter a candidatura da esposa por acreditar que o prazo de desincompatibilização é diferente quando se trata de eleição suplementar. Para sustentar a tese eles lembram do caso do vice-prefeito de Bonito, Josmail (PTdoB), que era prefeito interino e uma semana antes da votação deixou o posto para ser vice de Leonel Lemos, o Leleco (PTdoB).

Divulgação

 

Olga retirou candidatura e Célia vai arriscar em Caracol

 

Em Bela Vista há quatro candidaturas: Prof. Orlanda (PHS), Renato de Souza Rosa (PSB), Reinaldo Pitti (PSDB) e Marco Antônio. Em Caracol a disputa será entre Célia Viais e Bento (PSL).

 

 

  Fonte: Wendell Reis/midiamax