PMA resgata capivara na área urbana de Bela Vista

João Carlos Velasquez – Bela Vista MS

A região de Bela Vista vivencia um fenômeno comum nas grandes cidades. A expansão urbana reduziu os espaços verdes e limitou as áreas disponíveis para os animais, que passaram a aparecer em locais inesperados. Sem território e comida, muitos animais silvestres acabam indo parar nas cidades.
A moradora assustada, com a inusitada visita, de uma capivara, inicialmente chamou os vizinhos para verem o animal, que por sua vez resolveram ligar para a Policia Militar Ambiental, (67) 3439-1769, para que fizesse a captura e a recolocação do animal em seu habitat natural, pois o município não possui Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS, que normalmente vai para este setor para ver suas condições de saúde.
Prontamente compareceram os Policiais Militares Ambientais de Bela Vista, Sargento Taylor, Sargento Mendieta e Sargento Colina, à residência da moradora no centro de Bela Vista, para retirarem de dentro do quintal a capivara de grande porte, que ninguém conseguiu entender como o animal chegou ao local, já que os muros são altos e a parte mais baixa seria o muro na parte traseira da casa. Aparentando estar saudável, mas um pouco estressada a capivara foi capturada com certa dificuldade, já que era enorme e estava assustada.
A PMA fez a captura e encaminhou o animal para um lugar seguro e com referencia ao seu habitat. O local escolhido foi na área rural onde tem muita água e o local é semelhante a moradia de capivara.
Ocorre que, o animal aparecer nos centros urbanos não se trata de crime e nem infração administrativa e a PMA efetua a captura. A PMA disponibiliza de viatura e uma equipe preparada para realizar esse trabalho, bem como o seu transporte e a sua soltura.
A PMA, dessa forma, tem trabalhado constantemente na prevenção da vida silvestre, e equipes trabalhando principalmente nas áreas rurais prevenindo desmatamentos ilegais, tráfico de animais, caça, pesca, entre outros crimes, além de realizar a repressão e quando não é possível prevenir, aplicam as penalidades administrativas e civis e, permitem a recuperação das áreas degradadas, em obrigação legal do infrator.
A PMA vai continuar realizando a captura de animais e sua prevenção e continuará disponibilizando diariamente uma equipe e uma viatura para esse trabalho. A PMA tem orientado à população para que acione a Unidade (67) 3439-1769. Orienta ainda, para que não se aproxime e nem deixe crianças se aproximarem especialmente dos animais que ofereçam riscos, como os grandes mamíferos e animais peçonhentos, pois, ao sentirem-se acuados podem atacar, no intuito de defesa.
Este foi mais um trabalho realizado pela PMA belavistense.