PMA prende homem com 403 kg de pescado capturado com redes no Rio Paraguai

A Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou na noite deste sábado (1°) a maior apreensão de pescado durante a piracema 2013/14 em Mato Grosso do Sul até agora. Por volta das 22h, durante fiscalização no Rio Paraguai, em Corumbá, os policiais flagraram um homem em uma embarcação, pescando com redes, que são proibidas devido ao elevado poder de depredação de cardumes.

Com o pescador, foram apreendidos 400 metros de redes, um barco de alumínio, um motor de popa e quatro isopores contendo 311 quilos de filé de pintados, 50 unidades de Pacu, totalizando 77 quilos, sendo vários exemplares inferiores ao tamanho mínimo de captura, um Dourado de 4 quilos e um Tambaqui de 11.

O homem foi preso por pescar em período de piracema e com uso de petrecho proibido, além capturar pescado fora da medida permitida. Ele foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Federal de Corumbá, onde foi autuado em flagrante delito e saiu depois de pagar fiança. O pescador responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Ele recebeu multa administrativa no valor de R$ 8,8 mil. Essa foi a maior apreensão de pescado durante essa piracema. O pescado será doado a instituições filantrópicas, depois de periciado.