PMA de Bonito identifica ponto inicial do incêndio no banhado do rio da Prata

Neste domingo (11), o comandante da Polícia Militar Ambiental de Bonito foi informado pelo ICMBio -Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-, de que os focos estavam todos controlados no banhado do Rio da Prata. Porém, como a seca é extremamente forte, a PMA informa que “não há como se descuidar do local”.

Assim que a PMA foi acionada devido ao foco de incêndio no dia 7, às 12h00, foi ao local e identificou o ponto inicial do incêndio e imediatamente realizou os trabalhos de preservação do local com a confecção do boletim de ocorrência e o acionamento da perícia técnica.

Quando a equipe da PMA chegou, o produtor rural já se encontrava com suas equipes de funcionários com caminhão pipa e tratores tentando controlar o incêndio, contudo, mesmo assim, o fogo ainda se propagava. Neste interim, a PMA acionou o Corpo de Bombeiros, o ICMbio e o órgão de gerenciamento ambiental estadual. O Comandante de Bonito manteve durante todo o tempo de duração do incêndio, viaturas e policiais de Bonito, inclusive, efetivo policial da subunidade de Jardim, apoiando os trabalhos.

Os policiais trabalharam no sentido de preservação do local, apoio a localizar e identificar possíveis causas do incêndio, realização de aferições e mensurações da área atingida, identificando melhores pontos para chegar às frentes de combate, além de prontidão para possíveis resgates de animais feridos. Com os focos controlados, as equipes da PMA estão trabalhando para medir a área atingida. Ao menos três propriedades rurais foram afetadas e uma pequena fração do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A PMA calcula que já tenham sido atingidos 6.000 hectares de área. As equipes continuarão na área para prevenir o possível surgimento de novos focos e mensuração exata da área afetada.

Douradosnews