PMA autua assentado em R$ 10 mil por cortar cerca e manter gado degradando nascentes e matas ciliares de fazenda vizinha

Policiais Militares Ambientais de Cassilândia realizavam fiscalização nas propriedades rurais do município de Inocência, ontem à tarde (25), e autuaram um proprietário rural por degradação de nascentes e matas ciliares.

 

O infrator, de 52 anos, residente e proprietário de um lote no assentamento Serra, cortou a cerca da fazenda vizinha a sua propriedade e criava gado afetando áreas protegidas de nascentes e matas ciliares de um corpo d’água na propriedade alheia (Área de Preservação Permanente – APP).

 

A área utilizada para dessedentação e forrageamento do rebanho já estava degradada por processos erosivos que poderiam levar à destruição total das fontes de água. 18 cabeças de gado foram apreendidas.

O infrator foi autuado administrativamente por danificar área considerada de preservação permanente (nascentes e matas ciliares) e foi multado em R$ 10.000,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos.

As atividades foram interditadas e o proprietário rural foi notificado a retirar o gado das áreas de nascentes e matas ciliares.