PM apreende três carretas com carga milionária de cigarros contrabandeados

olícia Militar, com apoio da Polícia Federal, apreenderam três carretas bitrens e cerca de 3 mil caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai na madrugada dessa sexta-feira (9) em Naviraí, cidade distante a 365 quilômetros de Campo Grande.

A Polícia Militar recebeu denúncias anônimas de que uma carreta bitrem acompanhada por uma Saveiro e um Fiat Mob estavam em atitude suspeita. Na Rodovia MS 180, que liga os municípios de Juti e Iguatemi.

De acordo com informações do site Tá Na Mídia Naviraí, foi avistada a carreta em uma estrada de chão, na entrada de uma fazenda da região. Percebendo a presença da polícia, o condutor abandonou o veículo e entrou na Saveiro que deu suporte para a fuga. Os semirreboques do veículo estavam com 1.200 caixas de cigarros contrabandeados, além de um rádio transmissor que estava ligado e camuflado no painel da carreta.

Os outros envolvidos conseguiram fugir ao furarem o bloqueio policial montado na estrada. O condutor da Saveiro, após furar o bloqueio, abandonou o veículo e conseguiu fugir.Atrás dos veículos vinham outras duas carretas carregadas com cigarros, uma delas foi abandonada pelo condutor que fugiu, na outra estava o motorista de 38 anos, que foi preso por contrabando, e conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Naviraí (MS), local onde foi elaborado o flagrante.

Calcula-se que o prejuízo causado aos contrabandistas ultrapasse o montante de três milhões de reais.

Mato Grosso do Sul é apontado como uma das principais rotas dos “cigarreiros”, que abastecem o mercado brasileiro com cigarros de fabricação paraguaia sem pagar impostos. Após Operação Oiketikus que colocou atrás das grades 29 policiais militares suspeitos de integrarem uma quadrilha para facilitar o contrabando, as forças de segurança intensificaram a fiscalização e as apreensões aumentaram.

As apreensões deste ano já superaram as de 2017. Em um único dia, a Polícia Federal fez a maior apreensão de contrabando de cigarros do país quando foram tirados de circulação 11 milhões de maços, que estavam em 11 carretas. Para apreender essa carga, policiais da PF chegaram a cercar Ivinhema.