Pilha AA promete recarregar pelo ar e durar para sempre

magine um mundo em que você não precise mais trocar as pilhas AA do controle remoto, do mouse, do teclado e qualquer outro gadget. Talvez esse cenário não esteja tão distante assim: a Ossia, empresa que desenvolve tecnologias de energia wireless, anunciou na CES 2018 uma pilha com antenas que capturam energia vinda do ar.

A Cota Forever Battery (um nome bem sugestivo) é uma alternativa às pilhas alcalinas e recarregáveis. Ela tem o formato de uma pilha AA, mas possui antenas escondidas que recebem sinais concentrados de radiofrequência de um transmissor, transformando-os em energia usável.

tecnologia de energia wireless da Ossia não é nova, mas o fato de a empresa tê-la colocado em uma pilha AA abre bastante o leque de dispositivos compatíveis. Até então, era possível recarregar um smartphone, por exemplo, colocando uma capinha espessa e pesada com antenas; agora, qualquer eletrônico “burro” poderá adquirir a mesma capacidade.

A Ossia afirma que o Cota “pode energizar várias Forever Batteries em movimento, à distância, fora do campo de visão [do transmissor]”. Diz ainda que a pilha é “segura e não interfere com outras tecnologias sem fio”. E, como a Forever Battery pode ser controlada pela internet, os usuários conseguiriam comandar sistemas de segurança, fechaduras e outros dispositivos da internet das coisas à distância.

O produto ainda não está finalizado e a empresa não informa quando ou por quanto as pilhas serão vendidas no mercado. Ainda não temos vários detalhes importantes, como, por exemplo, quanto o “roteador” wireless custa, ou mesmo qual é a eficiência da tecnologia — não adianta consumir a energia de uma geladeira só para alimentar um controle remoto.

Mas o futuro pode ser bem legal.

Fonte:Por  – Com informações: GizmodoPR Newswire.