Pesquisadores anunciam resultados promissores na vacina contra Aids

Cientistas desenvolveram uma vacina experimental para o HIV capaz de neutralizar dezenas de variedades do vírus. A descoberta foi publicada nesta segunda-feira (6) na publicação científica “Nature Medicine” por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), nos EUA.

Baseada na estrutura de um local vulnerável no HIV, a vacina induziu a produção de anticorpos em camundongos, porquinhos-da-índia e macacos, que neutralizaram dezenas de variedades de HIV de todo o mundo.

“Os cientistas usaram seu conhecimento detalhado da estrutura do HIV para encontrar um local incomum de vulnerabilidade ao vírus e projetar uma vacina nova e potencialmente poderosa”, disse Anthony S. Fauci, diretor do NIAID.

Um estudo preliminar em humanos já está previsto para começar no segundo semestre de 2019.

O relatório divulgado trata de uma das duas abordagens complementares que os cientistas est
ão trabalhando para desenvolver uma vacina contra o HIV.

Os cientistas primeiro identificam anticorpos potentes contra o HIV que podem neutralizar muitas variedades- cepas- do vírus, e então tentam extrair esses anticorpos com uma vacina baseada na estrutura da proteína de superfície do HIV onde os anticorpos se ligam.

Ou seja, os cientistas começam com a parte mais promissora da resposta imune e trabalham para desenvolver uma vacina que induza esta mesma resposta.

Nos últimos anos, pesquisadores descobriram muitos anticorpos naturais que podem impedir que múltiplas variedades de HIV infectem células humanas em laboratório. Cerca de metade das pessoas que vivem com o HIV produzem os chamados anticorpos “amplamente neutralizantes”, mas geralmente apenas após vários anos de infecção – muito depois do vírus ter se estabelecido no corpo.

Fonte: Agencias