Peritos preparam exumação de João Goulart

Uma equipe de peritos da Polícia Federal (PF), da Comissão Nacional da Verdade (CNV), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e do Ministério Público Federal visitou hoje (21) o jazigo do ex-presidente João Goulart, no município de São Borja (RS) para preparar a exumação dos seus restos mortais. O objetivo é descobrir se ele foi assassinado.

Os técnicos vão analisar as características do túmulo e do cemitério, verificar se há necessidade de isolar a área próxima e identificar a estrutura existente para o transporte do material até o aeroporto. A medida permitirá aos peritos planejar a exumação, ainda sem data para ocorrer.  Após o trabalho, os restos mortais dos ex-presidente serão transferidos para Brasília, onde serão examinados no Instituto Nacional de Perícia da PF.

Além dos técnicos brasileiros, participam do trabalho peritos argentinos, uruguaios e da Cruz Vermelha. Parentes do ex-presidente também acompanharão a investigação.

João Goulart morreu no exílio, no dia 6 de dezembro de 1976 em Mercedes, cidade do Norte da Argentina. A exumação faz parte de uma investigação para esclarecer se a causa da morte João Goulart foi mesmo um ataque cardíaco, conforme divulgaram na ocasião as autoridades do regime militar.

Parentes e amigos próximos do ex-presidente sustentam a tese de que a morte pode ter ocorrido em função da substituição de medicamentos rotineiros de Goulart, feita por agentes da repressão uruguaia. As investigações conduzidas pela CNV, apontam que o ex-presidente foi uma vítima da Operação Condor, montada pelas ditaduras militares do Brasil, da Argentina e do Uruguai para perseguir opositores.

A exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart poderá ter um resultado não conclusivo pelo nível de decomposição da massa óssea, o que pode impedir de se chegar a um resultado definitivo.