Pelo filho: engenheiro volta à natação, afasta dores na coluna e encara o mar

GE

Morador do Rio, o baiano Daniel Eckhardt, de 36 anos, contou que manteve uma relação de amor com a natação quando mais jovem. Nos últimos anos, porém, o engenheiro estava distante da água e alguns problemas de saúde surgiram, como as dores constantes na coluna. Passou por uma cirurgia, mas as queixas continuaram. Quando o filho Lucas nasceu, no entanto, ele decidiu voltar para o esporte e tentar amenizar o problema. Ao sair da inércia, ele viu tudo ficar bem diferente.

– Queria fazer algo para mudar minha vida. Sentia muitas dores na coluna e ficava pensando como iria colocar meu filho para dormir ou receber um abraço daqueles. Minha coluna não iria aguentar. Foi então que resolvei voltar para a natação em julho deste ano – disse o engenheiro.

Com 112kg a menos, Robson encara natação no mar: “Nada é impossível”

No meio do inverno, a primeira aula foi de 900 metros em uma hora na piscina. Isso fez Daniel voltar no tempo e lembrar dos treinos que fazia em Teresópolis, região serrana do Rio, onde ele morou até os 17 anos – boa parte deles com braçadas diárias.

EuAtleta Daniel Eckhardt rei e rainha do mar_690 c (Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal)Daniel retornou às piscinas para se curar de problema na coluna: deu certo (Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal)

– Acordava cedo, com chuva, frio e minha mãe falando para eu levantar cedo que já estava atrasado para a aula de natação. Para aquecer era três ou quatro voltas na piscina, alguns polichinelos e mergulhar. Aquecimento na piscina nem existia e eu saía tremendo – recordou.

Em dois meses, Daniel começou a colher os frutos da rotina esportiva. As insuportáveis dores na coluna cervical diminuíram e o fôlego aumentou consideravelmente com as braçadas na água.

EuAtleta Daniel Eckhardt rei e rainha do mar_2 (Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal)Daniel vai encarar outra etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar, no Rio (Foto: arquivo pessoal)

Com triatlo, Fernanda perde 20kg, se casa e estreia no Rei e Rainha do Mar

– Tinha uma limitação grande nos movimentos do pescoço e elas sumiram. Sentia o receio de não conseguir nadar por causa da respiração para os dois lados, mas ocorreu o oposto disso.

Treinando de duas a quatro vezes por semana, o engenheiro se empolgou para fazer a primeira prova. Em outubro, nadou em águas abertas nessa distância pelo Circuito Rei e Rainha do Mar.

Rei e Rainha: no fim de semana, “abra o show” para uma seleção olímpica

– Foi um desafio, pois tive muitas cãibras no final e pensava no meu filho e na minha esposa. Consegui completar a prova e fiquei feliz demais. Incentivado pela nutricionista, que também é nadadora, me inscrevi para a prova de 5km deste sábado, na praia de Copacabana – disse.

– É uma loucura. Nunca nadei essa distância na vida. Os treinamentos começaram e hoje consigo ao menos 4,5km pelo menos uma vez por semana. Nadar no mar é uma mistura de liberdade e tranquilidade. É uma sensação de paz interior e contato com a natureza. E o meu pequeno Lucas, com cinco meses, já está na natação – enfatizou.

Carioca perde 36kg, vence depressão e participa do Rei e Rainha do mar

EuAtleta Daniel Eckhardt rei e rainha do mar_690 b (Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal)Engenheiro treina nas piscinas e supera dores na coluna por amor ao filho (Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal)