Pedágio na BR-163 entre Naviraí e Itaquiraí custará R$ 7,80 após privatização

O trecho da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul deve ter nove praças de pedágios após a privatização. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentados durante audiência pública em Campo Grande, nesta sexta-feira (9), mostram que as tarifas podem totalizar R$ 67,10 na rodovia, que corta o estado de norte a sul e tem 847,2 km de extensão.

Em Mundo Novo, sul do estado, os condutores devem pagar a taxa mais barata do trecho: R$ 5,70. O pedágio mais caro foi estipulado para as praças de Campo Grande e Rio Verde de Mato Grosso, na região norte: R$ 8,80.

Os outros pontos que terão cobrança são: Itaquiraí/ Naviraí (R$ 7,80), Caarapó (R$ 7,90), Rio Brilhante (R$ 8), Bandeirantes/Rochedo/Jaraguari (R$ 6,80), São Gabriel do Oeste/Camapuã (R$ 6,70) e Pedro Gomes/Sonora (R$ 6,60).

A licitação para a concessão de 30 anos deve sair em 2014. Segundo a ANTT, a cobrança do pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais na rodovia e a execução de 10% das obras de duplicação. A BR-163 deverá ser totalmente duplicada até o fim do quinto ano do prazo da concessão.

Na audiência pública realizada na capital sul-mato-grossense, foi feita coleta de sugestões e contribuições sobre a exclusão dos trechos da BR-262 e BR-267 entre os entroncamentos com a BR-163 e a divisa com São Paulo.

Quem não participou da audiência pode enviar contribuições, até as 18h (de Brasília) da próxima quarta-feira (14), pelo site www.antt.gov.br, no item Audiência Pública 141/2013.

A BR-163, que começa na divisa com Mato Grosso e termina na divisa com o Paraná, abrange 20 municípios de Mato Grosso do Sul: Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Itaquiraí, Jaraguari, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora.

Melhorias

Conforme a agência, o Programa de Exploração da Rodovia (PER) define algumas melhorias físicas e operacionais para o trecho: implantar 73 interseções, dois retornos operacionais, 19 passarelas, quatro melhorias em acesso, 41,3 km de vias marginais em travessias urbanas e contornos de 4,4 km em Mundo Novo, de 2,5 km em Eldorado, 10 km em Caarapó e 2,5 km em Vila Vargas.