Paz no trânsito é possível com a colaboração de todos

Você sabia que no dia 21 de abril comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Paz no Trânsito? A palavra paz significa calma; estado de calmaria, de concórdia e de tranquilidade. Além disso, também tem como significado a falta de problemas ou de violência; e a relação tranquila entre pessoas.

Todas essas definições conseguem explicar o objetivo da celebração do dia 21. A data busca relembrar a sociedade brasileira dos valores, posturas e atitudes corretas que contribuem para um trânsito melhor.

Infelizmente, o Brasil é um dos países do mundo com o maior número de mortes por acidentes de trânsito. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nosso país apresenta uma taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes.

Para se ter uma ideia, em Mato Grosso do Sul o número de acidentes em áreas urbanas e rurais vem reduzindo ano a ano, mas a estatística ainda é preocupante. Em 2014 foram registrados 31.208 acidentes, em 2015 o número caiu para 27.793 e em 2016 o total de acidentes foi 24.820.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Marlene Alves Nogueira Rondom, a paz no trânsito é possível se todos os cidadãos exercerem os seus direitos com responsabilidade.

“Neste Dia Nacional da Paz no Trânsito fazemos uma reflexão de que a paz é um estado de espírito que aparece no nosso cotidiano, inclusive, no trânsito. Para que possamos circular com tranquilidade, sem acidentes, sem feridos e sem mortes é necessário que, ao sair de casa, todos tenhamos a consciência de que podemos escolher entre atitudes corretas, pacíficas ou atitudes erradas e agressivas. São estas escolhas, as nossas atitudes, que farão um trânsito cada vez mais pacífico. Minha escolha faz a diferença”, destacou Marlene.

Dirigir de maneira defensiva, praticar gentilezas, respeitar a legislação, dar preferência a quem é de direito, ser mais tolerante e compreensivo são grandes atitudes que resultam na harmonia no trânsito. Portanto, seja um disseminador da paz no trânsito e coopere para uma cidade com melhor mobilidade e trânsito mais seguro.

Fonte: ANA LETÍCIA GAÚNA