Parto humanizado é tema de audiência pública nesta quarta em Dourados

Evento conta com a presença de profissionais da saúde e do direito

Será realizada nesta quarta-feira (7), às 19h30, no Plenário da Câmara de Dourados, audiência pública para tratar do tema ‘Parto humanizado: aspectos psicológicos e práticos’, proposto pelo vereador Cido Medeiros (DEM).

A finalidade da discussão é que os profissionais da área da saúde possam ser orientados quanto a aplicação mais humanizada das práticas do parto, durante todo período de gestação, parto e pós-parto.

As gestantes  também serão orientadas, sobre os tipos de parto, via cesárea e via de parto normal, bem como amamentação, formas de amenização das dores, entre outras dúvidas frequentes, principalmente às mães de primeira viagem.

Segundo o vereador proponente, Ciro Medeiros, a intenção é da abordagem é  “resgatar a dignidade das mães douradenses neste momento tão importante de suas vidas”.

Um dos assuntos a ser abordado, e considerado polêmico no momento, são os meios de proteção às mães quanto a violência obstétrica no estado. Para isso, a audiência terá como convidada a médica obstetra Bethânia Ribas Manzano, a enfermeira Neila Daniella Araújo Siqueira, bem como as psicóloga Valdirene Alves de Lima Rigoni.

A advogada Ana Karla Cordeiro Pascoal Ribeiro estará presente no evento para expor os direitos das gestantes e parturientes quanto ao atendimento humanizado e a execução dos trabalhos de parto.