Paraguai elogia gestão e conceito humanista de saúde em Porto Murtinho

Toninho Ruiz

 

 Crédito: Toninho Ruiz

Na quarta-feira passada, 25, dia em que Fuerte Olimpo comemorou 221 anos de fundação, a população local ganhou além do desfile e dos eventos tradicionais outro grande motivo para festejar: a consolidação de mais um passo decisivo para que Brasil e Paraguai sacramentem um novo e mais produtivo ciclo de cooperação binacional de sua história Nesta bela e acolhedora localidade, a capital do Departamento do Alto Paraguai, a saúde e a cooperação foram reafirmados como itens da pauta central a ser debatida ainda este mês entre os mandatários máximos dos dois países. Dilma Rousseff (PT) receberá no próximo dia 30, em Brasília, o presidente paraguaio Horácio Cartez, do Partido Colorado.

 

De olho nesse encontro e na expedição integracionista que empresários e políticos brasileiros farão pela América Latina a partir deste final de semana, o prefeito murtinhense Heitor Miranda foi a Fuerte OIlimpo, a convite do colega local Sérgio Cuellar e da governadora do Alto Paraguai, Marlene Ocampos. Os três se avistaram com a vice-ministra da Saúde do Paraguai, Maria Tereza Baran, em longa e propositiva reunião de trabalho, focada nos itens essenciais ao intercâmbio e à cooperação fronteiriça, cujo teor foi oficializado aos chefes de Governo dos dois países.

 

O secretário de Governo André Luiz Matos e o colaborador para Assuntos de Relações Interncionais, o pecuarista binacional e vice-prefeito Flávio Queiroz, acompanharam Heitor. As autoridades paraguaias fizeram questão de destacar e agradecer a atenção que a Prefeitura de Porto Murtinho vem dando aos paraguaios que procuram a cidade brasileira, principalmente para receber serviços da rede pública de saúde.

 

A governadora Marlene Ocampos, que já havia visitado o município e presenciou o atendimento médico-hospítalar a seus patrícios, emocionou-se nos agradecimentos a Heitor e sua equipe. A vice-ministra, mesmo sem conhecer Porto Murtinho, revelou já estar informada sobre a assistência que vem sendo prestada aos paraguaios, inclusive índios, em território murtinhense. “Não há palavras para dimensionar o alcance dessas ações e do nosso mais profundo reconhecimento.

 

São bastante precárias as estruturas de atendimento e dos serviços de saúde do nosso país nessas regiões tão longínquas. Para nós é um alívio contar com esse gesto humanitário, um socorro generoso que tornam ainda mais apertados os laços que unem os dois povos”, enfatizou Maria Tereza Baran.

 

INTEGRAÇÃO – Heitor disse que aceitou o convite por vários motivos, sobretudo a vontade de fortalecer a aproximação com as autoridades paraguaias e conhecer a governadora Marlene Ocampos, sob cuja jurisdição se encontram localidades que se relacionam de diversas formas com Porto Murtinho. Ele manifestou sua felicidade com a presença da vice-ministra e pediu a ela que ajudasse a sensibilizar o presidente Horácio Cartes a participar do comitê de recepção aos integrantes da expedição que sairá de Corumbá até o Chile e regressará ao Brasil pelo Paraguai.

 

O encontro de brasileiros e paraguaios com a expedição está previsto para a primeira semana de outubro, provavelmente no dia cinco, em Mariscal Estigarribia. O presidente Cartes já confirmou que estará presente, assim como o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). A Expedição “Rota da Integração Latino-Americana: Unindo Povos, ligando Oceanos”, da qual Heitor é um dos convidados, reúne 100 líderes políticos e empresariais.

 

O grupo é constituído de defensores da chamada rota bioceânica, um projeto antigo que defende a ligação rodoviária de Mato Grosso do Sul aos portos do Chile e daí ao Oceano Pacífico. A viagem, organizada pela Volkswagen e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga de Mato Grosso do Sul (Setlog/Setcems), terá mais de 5,3 mil, km de percurso em veículos Amarok fabricados pela montadora. De Campo Grande o grupo seguirá a Corumbá, entrará na Bolívia e alcançará o Chile, retornando pelo Paraguai, entrando no Brasil pelo município de Porto Murtinho.