Paraguai elege presidente, governadores, senadores e deputados no domingo

Três milhões e meio de eleitores paraguaios vão às urnas no domingo (21) escolher o sucessor do presidente Federico Franco, que ocupa o cargo desde a destituição de Fernando Lugo, em junho do ano passado. Além de presidente e vice, serão eleitos todos os governadores (17) e um novo Congresso, formado por 80 deputados e 45 senadores.

O presidente eleito tomará posse em agosto, por um período de cinco anos. Onze candidatos disputam o cargo, mas apenas dois lideram as pesquisas de opinião: o empresário Horácio Cartes, do Partido Colorado, e o ex-ministro Efrain Alegre, do Partido Liberal Radical Autentico. Ambos pedem uma reforma da Constituição. “Nenhum dos dois representa uma grande mudança na política do Paraguai. O que pode fazer uma diferença é a reforma constitucional, se for realizada”, disse o analista político Euclides Acevedo, em entrevista à Agência Brasil.

Cartes tem o desafio de reconduzir os colorados ao poder. O partido dele governou o Paraguai durante 61 anos consecutivos (trinta e cinco deles em regime de ditadura), até ser derrotado em 2008 pelo ex-bispo esquerdista, Fernando Lugo. Alegre é candidato de Franco, que foi vice de Lugo até seu impeachment. Ele estava em segundo lugar nas pesquisas de opinião, atrás de Cartes. Mas na quarta-feira (3), faltando menos de três semanas para as eleições, os Liberais anunciaram uma aliança com a União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace), fundada pelo general reformado Lino Oviedo.

Oviedo – conhecido por ter ajudado a liderar o golpe de 1989 que derrubou o ex-ditador Alfredo Stroessner, no poder desde 1954 – era candidato da Unace. Com sua morte, numa acidente de helicóptero em fevereiro passado, o partido perdeu seu líder. Um sobrinho dele, com o mesmo nome, candidatou-se a presidente, mas tinha menos de dez por cento das intenções de voto, segundo as pesquisas de opinião. Sem chance de eleger seu próprio presidente, os seguidores de Oviedo querem unir forças com Alegre para derrotar Cartes.