Paraguai diz que 70% dos estudantes de medicina está irregular no país

A Direção Geral de Migração do Paraguai apontou que 70% dos acadêmicos brasileiros de Medicina no país estão irregulares. Os dados apontam a Ciudad del Este, o que concentra o maior número de universitários, mas espelha o cenário nas demais regiões, incluindo Pedro Juan Caballero. A informação foi divulgada pelo jornal Ultima Hora, um dos maiores em circulação no território paraguaio. Conforme a notícia, 70% dos estudantes universitários brasileiros que estudam medicina em diferentes universidades privadas em Ciudad del Este e a área de influência são de forma irregular, de acordo com a Direção Geral de Migração (DGM). Os estudantes entram no país como turistas, mas devem processar o certificado de residência permanente.

Conforme o divulgado, uma fonte da DGM revela que apenas em uma universidade onde 3 mil alunos estão matriculados, apenas 800 são de forma regular.

O principal problema é que as próprias universidades não passam uma lista atualizada dos alunos que têm em suas salas de aula, então o departamento de Migrações anualmente visita as universidades para aconselhá-las, no sentido de que os alunos devem inevitavelmente ter a documentação exigida pela legislação para estrangeiros.

Estima-se que, no início de cada semestre, cerca de 10 mil estudantes se matriculem nas universidades privadas de Ciudad del Este e Presidente Franco, mas que ao longo dos meses muitos deixam as corridas por vários motivos. Em Pedro Juan, são mais de 3 mil matrículas anuais, conforme dados. A Resolução do Ministério da Educação e Ciência (MEC) No. 6097 estabelece que “para o registro de graduação, graduação e pós-graduação, os estudantes estrangeiros devem cumprir as leis nacionais de imigração antes de iniciar os procedimentos relevantes”.

Por sua vez, a Lei nº 978/96 sobre Migrações, no seu artigo 25, parágrafo 3), afirma que os estudantes temporários serão considerados “estudantes que entram no país para estudar estudos secundários, de ensino superior ou de pós-graduação em estabelecimentos oficialmente ou oficialmente reconhecido “. De acordo com os regulamentos, os estudantes estrangeiros residentes no país e não residentes no Paraguai, mas estudando em instituições do nosso território, devem ter pelo menos uma residência temporária para receber seus diplomas.

ATRATIVO. Em uma das universidades, apenas no primeiro ano são 5 estudantes provenientes de Salvador, Bahia, Brasil, localizados a 2.770 quilômetros de Ciudad del Este. Mesmo um estudante que veio do estado para seguir a carreira médica, o marido trabalhava como enfermeira em uma clínica em Salvador, mas decidiu migrar para o Paraguai para seguir seus sonhos de se tornar um médico. “Foi muito difícil para nós vir aqui, tivemos que deixar nossa vida inteira, eu era uma enfermeira lá, deixei meu trabalho, minha família. De volta a Salvador é muito difícil de estudar, minha esposa veio pela primeira vez para o Paraguai, Assunção testado, mas, em seguida, veio aqui e eu o segui, estão vivendo aqui em Ciudad del Este “, disse Diogo Souza, de 38 anos.

O jovem Rodrigo Santos de Lima é outro dos jovens que decidiram ir ao Paraguai para estudar. “Há uma diferença de 80% no custo de vida para estudar na minha cidade e no Paraguai, é a corrida que eu sempre sonhei e essa foi uma das razões que me empurraram para deixar minha família e se aventurar em um país estrangeiro” , a ponto.

Os jovens estudantes dizem que o custo do estudo no Brasil é bastante elevado, aproximadamente 8 mil reais (aproximadamente 14 milhões de guaranis à taxa de câmbio atual) por mês e que no Paraguai com aproximadamente 2 milhões de guaranis, as taxas de matrícula já estão cobertas e Alugar habitação, tantos optam por vir para o país.

“Eu sou fisioterapeuta, é o que eu estava fazendo em Valência, uma viagem de duas horas de Salvador na Bahia, não estava indo bem em economia e, como sempre, era meu sonho estudar Medicina e eu tinha amigos aqui em Ciudad del Este, estudando eu decidi vir e não Lamento-me, a dificuldade de fazer medicina no Brasil é muito boa para o econômico “, disse Castalia Brito, 26.

O Dr. Hugo Casartelli Oreggoni, decano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional do Oriente (UNE), expressou sua preocupação de que, para cada 8 alunos, um tutor deveria ser “e de onde eles vão desenhar tantos tutores para 900 alunos” ele perguntou.

Fonte: Conesul News /com ultimahora