Para onde vai Daniel Alves? Entenda as opções do lateral após o rompimento com o São Paulo

Após o São Paulo anunciar nesta sexta-feira que Daniel Alves não irá mais jogar pelo clube, a dúvida foi imediata: para onde vai o lateral-direito de 38 anos?

Quando chegou ao Tricolor, em 2019, Daniel Alves sempre deixou claro que a sua meta era disputar a Copa do Mundo do Catar. Por conta disso, seu contrato foi firmado até o final de 2022. O vínculo foi quebrado por conta de uma dívida que chega a R$ 18 milhões.

Para seguir com esse sonho de pé, o camisa 10 precisará se transferir para um clube que dispute ligas em alto nível. No entanto, essa possibilidade se torna mais remota devido ao alto salário do jogador e ao fechamento das janelas pelo mundo.

Mais notícias do São Paulo:
+ Casão: “Pior negócio que o São Paulo fez nos últimos anos”
+ Entenda por que Daniel Alves não atua mais pelo clube

A Europa, por exemplo, já não é um caminho possível, pelo menos até o começo de 2022. As principais ligas do continente europeu fecharam no final de agosto.

Um exemplo: para poder assinar com o Sevilla, clube especulado como interessado no jogador, Daniel Alves teria de ter concretizado a rescisão com o São Paulo até o dia 31 de agosto, data do fechamento da janela da Espanha.

Com o mercado europeu encerrado, sobraram apenas destinos periféricos, como México, Catar, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Argentina.

Se quiser voltar para a Europa antes da Copa do Mundo, Daniel Alves terá que esperar até o começo de janeiro. Janelas como a da França e Inglaterra abrem no dia 1º de janeiro de 2022. A Espanha abre no dia 3.

Um outro caminho para voltar à Europa seria a rescisão indireta, um processo que pode demorar para se resolver por uma série de questões jurídicas. Segundo Filipe Rino, advogado especialista em direito desportivo, Daniel Alves pode se amparar à Lei Pelé dependendo do caráter da dívida (salários ou direitos de imagem) que o clube tem com ele.

E no Brasil?

 

No mercado interno, Daniel Alves pode assinar com qualquer equipe. A janela no país está fechada apenas para transferências internacionais, o que possibilita essa condição.

–:–/–:–

Relembre a passagem de Daniel Alves pelo São Paulo

Daniel Alves só disputou seis jogos pelo Brasileirão e pode entrar em campo no torneio por outra agremiação. O limite é de sete partidas para poder trocar de clube na Série A.

Em agosto do ano passado, em meio a especulações de que poderia ir para o Flamengo, Daniel Alves declarou que no Brasil só jogaria no São Paulo.

A reportagem do ge tentou contato com os representantes de Daniel Alves para saber se há alguma proposta neste momento, mas não obteve resposta.

Daniel Alves ainda não assinou a rescisão de contrato com o São Paulo. Clube e jogador tentam entrar em um acordo para que isso seja feito de uma forma rápida para os dois terem caminho livre. Após isso, ele poderá se transferir.

–:–/–:–

Repórter explica saída de Daniel Alves do São Paulo

Com a camisa do São Paulo, Daniel Alves disputou 95 partidas e marcou dez gols. São-paulino declarado, ele deixa o Tricolor com a conquista do Campeonato Paulista deste ano.

Para a lateral direita, Hernán Crespo tem à disposição Igor Vinicius e Orejuela. Ambos ainda não conseguiram ter bons desempenhos nesta temporada. Com a janela de transferências fechada, o Tricolor não deve contratar um novo nome.

Veja o que diz a regra de transferências da Fifa:

Períodos de registro
1. Os jogadores só podem ser registrados durante um dos dois períodos de registro anuais fixados pela federação em questão. As associações podem fixar diferentes períodos de inscrição para suas competições masculinas e femininas. Como exceção a esta regra, um profissional cujo contrato tenha expirado antes do final do período de inscrição pode ser inscrito fora desse período de inscrição. As associações estão autorizadas a registrar tais profissionais, desde que seja dada a devida consideração à integridade esportiva da competição em questão. Quando um contrato é rescindido com justa causa, a FIFA pode tomar medidas provisórias para evitar abusos, sujeito ao artigo 22.