Para dar certo precisa paixão e vejo isso aqui, diz secretário do MEC

O secretário do Ministério da Educação (MEC), Janio Carlos Endo Macedo, visitou escola estadual com modelo em tempo integral em Campo Grande e destacou que Mato Grosso do Sul é um dos estados em que o programa está dando certo devido a “paixão pela educação”. “O modelo é implantado, mas é preciso ter dedicação e paixão para dar certo, e com essa gestão, eu vejo isso aqui em Mato Grosso do Sul”, contou.

Para o secretário, o modelo está em fase de implementação e Mato Grosso do Sul já mostrou que dá certo. È necessário ter pessoas (representantes) com compromisso no modelo e com a educação, não temos dúvida é um modelo campeão”, contou.

Sobre a ampliação de novas escolas, por parte da nova gestão federal, Macedo disse que o programa não será desamparado e haverá recursos. “Nós temos o dever lá em Brasília de garantir a continuidade e aprendizagem do programa, porque se não, não tem nem sentido, ou seja, nós temos que assegurar o desenvolvimento como prioridade, como está em fase de implementação, óbvio que haverá correções, mas não tem como o governo não continuar apoiando um programa como esse, a ideia é que todo ensino médio seja integral”, disse.

Para a secretaria de Educação, Cecília Motta, a ideia é aumentar o programas nas escolas com a ajuda do Governo Federal. “Estamos querendo implantar mais escolas em tempo integral no ano que vem e queremos que o Governo Federal entenda que isso é bom para a juventude, e é o que o secretário está vendo aqui, conversando com professores, alunos,o programa dá certo”, finalizou.

DADOS
Dados da Secretaria de Educação no Estado, apontam que, as escolas com o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) passaram a fazer parte do Programa “Escola da Autoria”. Em 2019, a Rede Estadual de Ensino passou a contar com o total de 27 unidades que ofertam essa modalidade, espalhadas por 16 municípios, com cerca de 7,5 mil estudantes matriculados. Só em Campo Grande, são 12 escolas que já trabalham com o EMTI. No Brasil, atualmente estudam em escolas de nível básico, cerca de 44 milhões de alunos, de acordo com o secretário do MEC.

OUTRAS VISITAS
No período da tarde, outras duas escolas serão visitadas. Às 13h, o secretário segue para a Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, no Jardim Vilas Boas e para encerrar a programação, o secretário Janio será recebido pelos estudantes da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, na vila Moreninha I.

correiodoestado