Para colocar ‘mão e meia na taça’, Cuca volta onde virou gigante

Próximo de sagrar-se campeão brasileiro pela primeira vez, Cuca terá um reencontro especial nesta quinta-feira. O Palmeiras jogará com o Atlético-MG, às 21h (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte. Foi justamente no local do jogo desta noite que o treinador afastou a fama de “pé frio” e tornou-se um dos grandes treinadores do Brasil.

Estádio do América-MG, o Independência virou a casa do Atlético-MG em 2012, ano de sua reinauguração e período em que o Mineirão estava em obras para a Copa do Mundo.

Cuca comandou o Atlético-MG entre 2011 e 2013, ou seja, bem na fase em que o estádio tornou-se importante ao clube. E o casamento foi muito feliz.

A boa sequência do time alvinegro como mandante, a dificuldade imposta aos adversários para conquistarem ao menos um empate no local até fez nascer o bordão ‘Caiu no Horto, tá morto’ – uma referência ao bairro do estádio: o Horto.

Com Cuca, o Atlético-MG fez 55 jogos no Independência e perdeu apenas uma vez. Foram 40 vitórias e 14 empates. O estádio foi fundamental na campanha do Brasileiro de 2012, que garantiu vaga novamente na Copa Libertadores após 12 anos sem disputá-la.

No principal torneio do continente, o clube mineiro trilhou a caminhada até a final no Independência. Foram cinco vitórias e um empate. Somente a final foi no Mineirão, uma vez que a capacidade do estádio americano estava abaixo do que exige a Conmebol.

Mesmo que tenha sido conquistado fora do Independência, o título da Libertadores mudou a carreira de Cuca. Até então ele contava apenas com taças estaduais no currículo. Depois, com o troféu sul-americano,  passou a figurar entre os principais treinadores do país.

No total, Cuca teve aproveitamento de 81% dos pontos disputados pelo Atlético-MG no Independência. Números que só não são bons para o Palmeiras.

TABU

Líder do Brasileiro com 70 pontos e a quatro rodadas do final, o Palmeiras precisa de mais sete pontos para garantir a taça – isto se o Santos vencer todos os jogos. Para que a conta dê certo, o time terá de vencer o Atlético-MG quebrando um tabu.

O Palmeiras não vence o Atlético-MG há dez jogos, mais precisamente desde 30 de julho de 2011, quando bateu o rival por 3 a 2, no estádio do Canindé.

De lá para cá foram nove derrotas e um empate. Desses duelos, quatro foram no Independência e todos com vitórias atleticanas. O único empate foi no Allianz Parque (2×2), pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de novembro de 2016 (quinta-feira)
Horário: 21h(de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Neuza Ines Back (SC)

ATLÉTICO-MG – Victor; Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso, Robinho, Cazares e Luan; Fred. Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS – Jailson; Jean, Edu Dracena (Yerry Mina), Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Thiago Santos (Cleiton Xavier), Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus (Alecsandro). Técnico: Cuca