Papa muda regras e Conclave pode ser antecipado

 
O papa Bento XVI decidiu nesta segunda-feira mudar as regras do Conclave que escolherá seu sucessor para permitir que a eleição seja antecipada, informa a agência de notícias AP. Segundo a decisão do Sumo Pontíficie, o Conclave pode agora ser convocado assim que todos os cardeais se encontrarem em Roma, não sendo necessário se respeitar o período de 15 dias após o fim do pontificado anterior.
 
“Deixo ao Colégio Cardinalício a faculdade de antecipar o início do Conclave se constar que estão presentes todos os cardeais eleitores, como também a possibilidade de atrasá-lo se há motivos graves. No entanto, transcorridos vinte dias do início da Sé Vacante, todos os cardeais presentes têm que proceder a eleição”, explicou o Papa no documento.
 
O Papa, que renunciará na próxima quinta-feira, é o único que tem o poder de mudar as regras do Conclave através de um decreto (“motu propio”). “O ‘motu propio’ concede aos cardeais a faculdade de antecipar o início do Conclave se estiverem presentes todos os cardeais e também (a faculdade) de adiá-lo em até 30 dias” depois do início da chamada Sé vacante, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
 
Normalmente o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da declaração da Sé vacante, que neste caso será anunciada na quinta-feira às 19h (16h de Brasília).