Palmeiras vence Fluminense e iguala recorde histórico do rival Corinthians

Líder fez 3 a 0 em casa e ficou mais perto do décimo título do Campeonato Brasileiro

Gazeta MS Por Rogério Vidmantas

O Palmeiras busca a décima conquista do Campeonato Brasileiro e, no caminho, igualou um recorde histórico do rival Corinthians. Nesta quarta-feira (14), em casa, o Verdão fez 3 a 0 no Fluminense e chegou aos 19 jogos de invencibilidade, na prática um turno completo. No título de 2017, o Timão passou todo o primeiro turno do Brasileirão sem derrotas, caindo na primeira rodada do returno. Miguel Borja, no primeiro tempo, Felipe Melo e Luan, já na reta final do jogo, fizeram os gols do jogo.

Com a vitória, o líder agora soma 70 pontos e aguarda a conclusão da 34ª rodada nesta quinta (15) para saber a vantagem em relação ao Internacional, que tem 62 pontos e joga contra o América-MG no Beira-Rio. Nos últimos quatro jogos, o Palmeiras enfrenta times que estão na luta contra o rebaixamento – Paraná Clube-PR, América-MG, Vasco da Gama e Vitória-BA -, o que, teoricamente, deixa o título mais perto.

O Jogo

O primeiro tempo no Allianz Parque foi movimentado, com o Palmeiras pressionando mais os rivais desde o início. No entanto, no momento das conclusões, o Alviverde não conseguia levar tanto perigo à defesa tricolor. Após muito insistir, o gol do Verdão só saiu aos 40 minutos de bola rolando, com Borja, após jogada iniciada por Diogo Barbosa e desviada por Willian. O centroavante palestrino estava atento frente a frente com o goleiro rival para tocar de pé direito.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou mais cirúrgico e também criou as melhores chances. Aos 35 minutos, o técnico Luis Felipe Scolari colocou Felipe Melo no jogo na vaga de Lucas Lima e, três minutos depois, o volante marcou um golaço. Após excelente defesa de Júlio César em cabeceio à queima roupa de Gustavo Scarpa, o Palmeiras teve falta pela direita. Dudu cobrou, a zaga afastou parcialmente e Felipe Melo, de primeira próximo à área, acertou o ângulo direito. Aos 44, Scarpa cobrou falta pela direita e Luan, de cabeça, completou o placar de 3 a 0.

Outros jogos

A rodada começou com um empate dramático em São Januário. O Vasco recebeu o Atlético-PR e saiu na frente, já no segundo tempo, com Thiago Galhardo cobrando pênalti. No último lance do jogo, a zaga vascaína falhou e Léo Pereira aproveitou para decretar o 1 a 1. Na Ilha do Retiro, Sport e Vitória ficaram no 0 a 0, resultado ruim para os dois lados. Em Curitiba, o Atlético-MG aproveitou o fragilidade do rebaixado Paraná Clube e venceu por 1 a 0, gol de Fábio Santos cobrando pênalti.

No Mineirão, o Cruzeiro recebeu o Corinthians e complicou mais um pouco a vida dos paulistas que já vêem a zona de rebaixamento próxima. David marcou ainda no primeiro tempo o gol da vitória por 1 a 0. Na Fonte Nova, o Bahia-BA virou para cima do Ceará-CE e ficou perto de garantir a permanência na Série A. Calyson abriu o placar para o Vozão no início do jogo. Depois, Zé Rafael empatou pouco antes do intervalo e Edigar Junio, de letra, marcou o gol da vitória por 2 a 1 já nos acréscimos da etapa final.

Classificação

O Palmeiras agora tem 70 pontos e uma partida a mais que o Inter, segundo com 62 e que pode chegar aos 65. O Flamengo, que recebe o Santos no Maracanã, é terceiro com 60 pontos e o Grêmio, com 58, fecha o G4. O Tricolor joga contra o São Paulo, também com 58, em disputa direta por posição. O Atlético-MG completa a zona de classificação para Libertadores com 50 pontos.

Na parte de baixo, o Vasco é o 14º com 39 pontos, Sport e Ceará estão em seguida com 38. Na zona de rebaixamento, a Chapecoense-SC tem 37 pontos e, se vencer o Botafogo, deixa a degola. Vitória tem 36, América-MG soma 34 e o rebaixado Paraná Clube é lanterna com apenas 21 pontos.