Palmeiras fecha contratação de Luiz Adriano por quatro anos

Luiz Adriano é o novo centroavante do Palmeiras. Depois de contratar Henrique Dourado, o clube avançou em outra opção para reforçar o ataque e fechou com o jogador de 32 anos por quatro temporadas. Revelado pelo Internacional, ele pertencia ao Spartak Moscou, da Rússia.

O retorno ao Brasil acontece sem que o Palmeiras pague nada aos russos: o jogador queria voltar ao Brasil e rescindiu o contrato abrindo mão de valores que ainda tinha a receber. O Spartak, por sua vez, manteve 50% dos direitos econômicos de Luiz Adriano, e a equipe alviverde os outros 50%.

O acerto era visto como improvável até a segunda-feira, mas avançou nesta terça. O clube entendia que só valeria fazer um investimento para um jogador que chegasse com potencial maior que as atuais opções para a posição de centroavante. É, na visão da direção, o caso de Luiz Adriano.

No Palmeiras, o jogador chega como alternativa a Miguel Borja, Deyverson, além do próprio Henrique. Ele está fora do Brasil desde 2007, quando deixou o Internacional. Na Europa, defendeu o Shakhtar Donetsk até 2015, ficou no Milan até 2017, quando acertou com o Spartak.

A melhor temporada de Luiz Adriano foi a de 2013/14, quando marcou 25 gols em 39 jogos pelo Shakhtar. O Milan chegou a pagar cerca de R$ 27 milhões por sua contratação na época, mas o brasileiro não embalou – se transferiu ao Spartak, por exemplo, por menos de R$ 4 milhões.

Na Rússia, em sua primeira temporada completa, em 2017/18, Luiz Adriano marcou 15 vezes em 38 partidas. Já em 2018/19, fez sete gols em 30 aparições; em, em 2019/20, já balançou a rede em uma oportunidade em três jogos já realizados pelo Campeonato Russo, iniciado em julho.