Outubro Rosa quer conscientizar sobre importância da prevenção do câncer de mama

Corumbá inicia nesta quinta-feira, 03 de outubro, as atividades de prevenção ao Câncer de Mama. Realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e coordenadas pelo Centro de Saúde da Mulher, as ações acontecerão durante todo este mês – chamado de Outubro Rosa – e visam conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

“Nosso grande foco é falar sobre a prevenção do câncer de mama, que é o segundo câncer que mais acomete as mulheres. Queremos estimulá-las a se cuidarem cada vez mais. Para isso, elaboramos uma programação para todo o mês de outubro. Teremos palestras, orientações e panfletagens. O medo ainda é a maior barreira a ser vencida, pois é o medo de receber um diagnóstico, de realizar o exame, que faz com que diversas mulheres não identifiquem e descubram tardiamente que estão com algum problema na mama”, disse aoDiário, Catariana Meireles de Albuquerque, responsável pelo serviço de enfermagem no Centro de Saúde da Mulher.

Em Corumbá, a mamografia e a ultrassonografia da mama são realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS). A mamografia, na Santa Casa, atende cerca de 10 pacientes por dia; já a ultrassom é no Centro de Saúde da Mulher, com variação de atendimentos.

 

Fotos: Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Há todo um processo de acolhimento às mulheres que fazem o exame

 

“As mulheres acima dos 35 anos, devem procurar uma vez ao ano, realizar a mamografia e o acompanhamento clínico começará a ser regular. Porém, todas as mulheres, devem sempre realizar o autoexame da mama e a qualquer alteração, devem procurar uma Unidade de Saúde para um diagnóstico mais preciso. Em Corumbá, esse é o trajeto, as mulheres procuram a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, depois são encaminhadas para o Centro de Saúde da Mulher, onde realizam os exames. Caso algum diagnóstico seja detectado, são encaminhadas ao Centro de Oncologia para tratamento. Trabalhamos em conjunto, para que os procedimentos sejam os mais rápidos possíveis, pois, quanto mais cedo for tratado o câncer, mais eficaz será”, salientou Catarina.

“Acolhimento”. Essa é a principal ação ao receber uma mulher que irá realizar a mamografia. “Quando as mulheres chegam, estão tensas, pensam que vai doer, estão ansiosas pelo resultado, então temos que acolhê-las da melhor forma possível. Primeiro, conversamos, depois, orientamos e reforçamos que é essencial que ela continue se prevenindo, que continue se cuidando”, disse Jucirlene Reis da Silva Batagliotti, técnica em radiologia.

Auxílio

Jurcilene, além de trabalhar no setor de mamografia, é acadêmica de Assistência Social, montou um projeto, visitou alguns pontos de Corumbá e detectou que muitas mulheres acima de 40 anos, que estão na idade alvo para prevenção, não tinham nenhuma informação do risco que corriam. “O projeto visava alertar as mulheres, sobre a necessidade de realizarem um exame de mama. Nas palestras, quando visitamos um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pude observar o quanto essas mulheres não têm conhecimento da situação. A grande barreira é o medo. Elas têm medo de receber o diagnóstico, de realizar o exame, é uma grande barreira que só na conversa pode romper. Em relação a faixa etária, observamos que as mulheres entre 40 e 50 anos, são aquelas que mais necessitam de incentivo, para a realização do exame. E em relação a área, percebi que o bairro Cervejaria, foi o que apresentou maior número de mulheres em busca de informações”, ressaltou.

 

 

Em Corumbá, a mamografia e a ultrassonografia da mama são realizadas através do Sistema Único de Saúde

 

Ligia Maria Silva Tranches, 53 anos, realizou seu primeiro exame de mama há menos de seis meses. “Acabei fazendo o primeiro exame de mama tardiamente, pois, nos acomodamos, esse é o real processo. Pelo fato de não sentirmos dor, não sentirmos incômodo, não realizamos o exame. Porém, depois de uma conversa com uma amiga, vi que estava em tempo de realizar o exame e assim fiz. Deu tudo certo, não tive diagnóstico algum e agora, é realizar o exame anualmente. Prevenir nunca é demais, é sossego”, afirmou.

Preventivo

O Centro de Saúde da Mulher informa, que todos os dias, depois das 17 horas realiza a coleta do exame preventivo. O horário especial visa atender as mulheres que trabalham durante o dia ou que por algum motivo não conseguem realizar o exame nas Unidades de Saúde da Família. Basta levar o documento pessoal e tomar as medidas necessárias para o exame, como não manter relação sexual nas últimas 24 horas e nem estar utilizando medicamentos. Não é necessário marcar o exame, ele é feito na hora e dura aproximadamente 15 dias para a chegada do resultado.

Programação

Para hoje, dia 03, está marcada a Ação Preventiva com os Coordenadores da Rede Municipal de Educação, no Instituto de Educação. A palestra ocorrerá às 10h e 16 horas. A abertura oficial da campanha, será neste dia 04, às 16h30, com a colocação de um laço cor de rosa na praça São Francisco, que fica no limite com Ladário. No dia 08, está prevista uma ação preventiva no Presídio Feminino. No dia 10, a palestra será para servidoras da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Já no dia 15, será no assentamento São Gabriel e no dia 16, no Porto da Manga.

Dia 18, acontece uma ação preventiva no CRAS do Aeroporto, com o tema: “Toda mulher deve ter seu dia Rosa”. A programação inclui ainda uma ação com as mulheres bolivianas. No dia 24, ocorrerá uma palestra na Bolívia, sensibilizando as mulheres da fronteira sobre a prevenção ao câncer de mama. O encerramento do Outubro Rosa, será nos dias 30 e 31, com panfletagem.