OUTUBRO ROSA E A VIDA DE MAMA

Discutir MAMA não é coisa pra macho. Discutir MAMA é coisa pra homem. E nesse tema Câncer de MAMA, prefiro falar apenas na MAMA. Conversar sobre MAMA não é falar em homem, mulher, ou discorrer sobre opção sexual. Falar em MAMA é acima disso tudo; falar em MAMA é pensar em ser humano. Pensar e pôr em prática a prevenção e a conscientização sobre os perigos e as soluções para evitar ou enfrentar uma doença.

Pequena, grande, nova, velha, branca ou negra, a MAMA é ou já foi cercada de prazer. Não simplesmente o prazer sexual. Mas o prazer em dar vida, em alimentar, saciar a fome de uma criança, acalmar um choro ou provocar um sono. E como retribuição, nós homens podemos – prazerosamente também – dar força para que elas não tenham a doença e mais força ainda para as que batalham contra essa enfermidade. A MAMA que nos alimenta com vida pode ser – infelizmente – a mesma que também pode gerar a morte.

E quando falo sobre MAMA não me refiro apenas a da esposa, namorada; mas falo também na MAMA da mãe, da irmã, das tias, das amigas; enfim, as MAMAS das mulheres, tão importantes quanto necessárias em nossas vidas. Homens…ajudemos então as mulheres nessa luta. Como? Estando ao lado em todo a qualquer momento e incentivando a prevenção e a conscientização. E você mulher, por favor, se cuide, faça o auto-exame, se previna. Afinal, VIVER ainda é o maior dos prazeres!!! (Josyel Carvalho)