Outros quatro municípios podem decretar situação de emergência no Estado

O governo do Estado reconheceu hoje (25), por meio do Diário Oficial, o decreto de situação de emergência de mais dois municípios de Mato Grosso do Sul por conta das chuvas. Amambai e Japorã fazem parte das 19 cidades que tiveram prejuízos com os fenômenos meteorológicos. Outras quatro cidades podem pedir auxílio com novos decretos em breve, conforme o coordenador da Defesa Civil estadual, Isaias Bittencourt.

Há um trâmite a ser seguido quando o município tem prejuízos com as chuvas. “Primeiro há o decreto de situação de emergência municipal. Depois o Estado homologa esse decreto. São 19 cidades com decreto municipal e 10 já homologados por nós”, detalhou.

Amambai, Japorã, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Iguatemi, Tacuru, Itaquiraí, Novo Horizonte do Sul e Eldorado são os município já homologados pelo governo do Estado.

Ainda conforme Bittencourt, esse número de cidades decretando situação de emergência deve aumentar. “Estamos auxiliando todas as cidades, mesmo as que não tiveram homologação do Estado ainda. E nossas equipes vão para Corguinho, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Caracol, que devem decretar também”, completou o coordenador.

Na maioria das cidades, os danos causados pelas chuvas prejudicam as famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas e a infraestrutura dos municípios com destruíção de dutos, estradas e pontes. “Continuamos aguardando também a homologação federal, para conseguirmos recursos que nos auxiliará nos reparos das cidades”, concluiu.

 

LEANDRO ABREU