Operação mira líderes de esquema de contrabando e cumpre mandados em Dourados

Policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados nas cidades de Dourados, Eldorado e Juti, dentro da Operação Amerímnia, que combate crimes de lavagem de dinheiro. 

A ação ocorre nesta terça-feira (11/4), decorrência das investigações que culminaram na Operação Nepsis, datada de 2018, quando descobriu-se um estruturado esquema de contrabando de cigarros por praticamente todo o Mato Grosso do Sul. 

Embora eles já tenham sido condenados pelos crimes de contrabando, organização criminosa, corrupção, entre outros, “continuam praticando sistematicamente o crime de lavagem de capitais, por meio de empresas de transporte, postos de gasolina e conveniências, mediante a utilização de familiares e terceiros como “laranjas””, relata a Polícia Federal. 

Além do cumprimento dos mandados, há ainda o sequestro de bens dos investigados, com seis imóveis, 22 veículos, 15 contas bancárias e suspensão das atividades de quatro pessoas jurídicas.

A PF informou ainda que durante as buscas, ocorreu uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo. A cidade onde o houve o caso não foi divulgada. 

Amerímnina 

O nome da operação (Amerímnia) deriva do grego e significa não-preocupação, despreocupação, tranquilidade, em alusão ao fato de os investigados, despreocupadamente com a repressão, continuarem com suas atividades ilícitas


 Douradosnews