Operação em 13 cidades combate quadrilha suspeita de vender carne roubada no Rio Grande do Sul

Uma operação da Polícia Civil deflagrada nesta quarta-feira (14) em 13 cidades do Rio Grande do Sul resultou na prisão de 10 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes relacionados com a venda de carne roubada e imprópria para consumo.

De acordo com a investigação, iniciada em agosto de 2016, a quadrilha agia de três formas: roubando o gado, cooptando funcionários de fazendas, e praticando estelionato com cheques sem fundos ou em nome de laranjas. São cumpridas 48 ordens judiciais no total.

Sobre os presos

Na cidade de Progresso, no Vale do Taquari, foi preso um ex-vereador suspeito de integrar a quadrilha. A polícia se preparava para dar início ao cumprimento dos mandados quando avistou o homem trafegando com um caminhão usado para o transporte de animais.

O veículo foi apreendido a poucos metros da delegacia, bem como R$ 10 mil em dinheiro e cheques. Na casa do suspeito foi apreendida uma arma e documentos sobre a venda de animais. A prisão dele foi por porte ilegal de arma e abigeato. Ele nega envolvimento no esquema.

Em um açougue localizado na Avenida Boqueirão, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi presa durante a manhã desta quarta uma mulher que é esposa do homem apontado como líder da quadrilha. Ele foi preso na cidade de Restinga Seca, na Região Central do estado, há alguns dias.

Na local, fiscais agropecuários encontraram bandejas de carne conservadas de forma imprópria. Cartazes em frente ao estabelecimento comercial mostram ofertas com preços muito abaixo do de mercado.

Outro homem apontado como um dos líderes da organização também foi preso na manhã desta quarta no distrito de Vila Mariante, em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, por organização criminosa de abigeato. Segundo a polícia, ele era responsável por aliciar funcionários de fazendas para que ajudassem a furtar gado.

Com o preso foram apreendidos um caminhão e mais de 1,5 tonelada de carne sem procedência e imprópria para consumo.

Outros dois homens foram presos em fazendas em Quaraí e Santana do Livramento, na Fronteira Oeste.

Carne era armazenada em condições impróprias para consumo humano (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Carne era armazenada em condições impróprias para consumo humano (Foto: Josmar Leite/RBS TV)

Carne era armazenada em condições impróprias para consumo humano (Foto: Josmar Leite/RBS TV)

Fonte:  Josmar Leite e Muriel Porfiro, RBS TV