Operação contra pirataria bloqueia sites e aplicativos de distribuição digital

A Operação 404 foi deflagrada por volta das 6h desta quinta-feira (8) pela Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) para combater a pirataria digital, os famosos gatos.

São cumpridos dois mandados de busca e apreensão em residências de Campo Grande, além do bloqueio de sites, aplicativos de transmissão ilegal de conteúdo e remoção de perfis e páginas em redes sociais. A pena prevista no Código Penal para quem produz e comercializa sinais pirateados é de dois a quatro anos de prisão e multa.

Volume 0%
 
A ação, integrada com as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil, faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Operação 404 – O nome faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível, correspondendo ao principal objetivo da operação que é o de tornar indisponíveis acessos, serviços, enriquecimento ilícito por meio de violação de direitos autorais e que geralmente desencadeiam diversas modalidades criminosas graves com o uso da internet de maneira ilegal e criminosa.

CAMPO GRANDE NEWS