Ônibus escolar tem pane mecânica sobre trilhos e é atingido em cheio por trem

Um acidente que parecia mais uma cena de filme. Um ônibus escolar com 14 crianças sofreu uma pane mecânica bem na hora que passava sobre os trilhos e foi atingido pelo trem carregado de grãos no fim da manhã de ontem (18), no município de Inocência. O motorista teve tempo de retirar os alunos do veículo e ninguém ficou ferido.

Particular, mas terceirizado pela prefeitura, o ônibus fazia o transporte de alunos da rede municipal e estadual que moram na zona rural do município. No momento do acidente, por volta das 10h, o veículo estava levando as crianças para a aula do período vespertino.

Conforme a prefeitura do município, a pane do veículo aconteceu no momento em que atravessava uma passagem de nível dos trilhos, próximo a fazenda Pantanal, localizada a 37 quilômetros do município.

Com o trem ainda longe, o motorista teve tempo suficiente para retirar os alunos do veículo e sinalizar ao maquinista. Com o impacto, o ônibus ficou bastante danificado. Uma perícia está sendo feita no veículo para confirmar os motivos da pane que o fez parar sobre os trilhos.

Como não houve feridos no acidente, o Corpo de Bombeiros não foi acionado. O proprietário do ônibus substituiu o veículo para que os alunos não fiquem sem ir à aula.

Segundo a concessionária Rumo Logística, responsável pela linha férrea que passa pela região, todos os procedimentos foram realizados para evitar o acidente. Ao avistar o veículo sobre os trilhos, o maquinista sinalizou e ao perceber que o ônibus não sairia, acionou os freios de emergência. Por estar carregado, não houve tempo de parar antes do impacto.

Ainda conforme a concessionária, a passagem de nível no local é devidamente sinalizada. “Ao avistar o veículo parado sobre linha férrea, o maquinista adotou todos os procedimentos de segurança, acionando os freios de emergência. Não foi possível evitar a batida, já que o trem precisa mais de 500 metros para parar totalmente”, diz em nota. Após a remoção do ônibus, o trem seguiu viagem normalmente.

Veja o vídeo gravado por um dos alunos no momento do acidente:

https://youtu.be/2rhhSMeFeao