Oito municípios em estado de alerta por causa das chuvas

João Carlos Velasquez

 

 

Bela Vista e mais sete municípios estão sendo monitorados pela Defesa Civil de Mato Grosso do Sul e já estão em alerta por causa das fortes chuvas do final de semana. Além de Bela Vista também estão os municípios de Aquidauana, Anastácio, Porto Murtinho, Jardim, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Coxim.
Em Bela Vista dede a semana passada tem chovido constantemente e foram precipitado 374mm de chuvas nestes últimos 03 dias. As coordenadorias do órgão em cada município apuram o número de desabrigados. Conforme o órgão, a maioria das famílias desabrigadas possui casas em áreas de risco. “O volume de chuva incomum forçou as famílias a abandonarem suas casas”, explica o agente da Defesa estadual Nivaldo Rodrigues.
Em Miranda, onde a situação ficou bastante crítica por causa da cheia do rio, quatro famílias estão desalojadas, conforme balanço parcial da Defesa civil do município. A cheia no rio Miranda atingiu 6,48 metros, enquanto o normal é 1,60.
Em Aquidauana, o órgão apurou sete famílias desabrigadas. Nestes municípios, as famílias são todas ribeirinhas, e foram forçadas a sair de suas casas por causa da proximidade com os rios.
Em Porto Murtinho, a situação foi diferente, onde o centro da cidade ficou alagado por causa de problemas na drenagem asfáltica da cidade. A equipe da Defesa organizou uma equipe para transportar as famílias que tiveram suas casas invadidas pela água da chuva, mas ainda não informou o número de desabrigados.
Em Bela Vista, Jardim, Nioaque e Guia Lopes não existem famílias desalojadas, mas a Defesa monitora os municípios em razão da proximidade com os rios Taquari. As famílias desabrigadas ficam instaladas em alojamentos providenciados pela prefeitura de cada município, e recebem alimentação e assistência. Agora, elas aguardam a retirada do alerta de risco da Defesa Civil para retornar para suas casas.