Obras de esgoto seguem em ritmo acelerado em Chapadão do Sul

Considerado um dos municípios de Mato Grosso do Sul que mais tem crescido nos últimos anos, Chapadão do Sul vive um momento histórico com a implantação do sistema de esgotamento sanitário. São investimentos que somam R$ 9,6 milhões de recursos próprios da Empresa de Saneamento do Estado (Sanesul), destinados à construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), com capacidade de 50 litros por segundo, execução de 18.342 metros de rede coletora, 1.172 ligações domiciliares de esgoto, implantação de 6.849 metros de coletor de esgoto bruto, 4.911 metros de linha de recalque e 1.390 metros de emissário final.

 

A obra, que começou em março deste ano e seria concluída em setembro de 2014, segue em ritmo acelerado e a sua entrega será em tempo recorde: dezembro de 2013. De acordo com engenheiro civil da Sanesul e fiscal da obra, Gilberto Veloso, até agora já foram executados 52% do serviço, o que significa R$ 4,6 milhões aplicados.

 

“Para se ter uma ideia, a ETE está quase pronta, pois 74% das obras já foram concluídos. Os 4.911 metros de linha de recalque e a implantação de 6.849 metros de coletor de esgoto bruto estão 100% concluídos”, destaca o engenheiro.

 

Considerada uma das obras mais importantes realizadas pela Sanesul, o material utilizado nas ligações domiciliares é de tubos com diâmetro de 100 milímetros, e na rede coletora de esgoto, os tubos possuem diâmetro de 150 milímetros. Os resíduos produzidos por essa rede primária serão recebidos por tubos coletores com diâmetro 200, 300, 350 e 400 milímetros, que percorrerão 2.190 metros até chegar à estação elevatória de esgoto bruto (EEEB), que em seguida irá recalcar para a estação de tratamento, localizada a 8.800 metros. Depois de coletado e tratado, o esgoto seguirá mais 1.390 metros de rede até o lançamento final no rio Aporé, de forma a não impactar no rio. 

 

Em Chapadão do Sul, toda a tubulação utilizada na rede é de PVC rígido, com junta elástica, e está de acordo com o padrão das normas técnicas brasileiras. O PVC, devido às suas propriedades físicas e químicas, confere à tubulação excelentes características.

 

Gilberto Veloso faz questão de ressaltar, ainda, que o projeto feito pela Sanesul atende ao crescimento populacional da cidade nos próximos 30 anos, acompanhando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).